19/11/08 13h59

Venda de genéricos aumenta 47% no terceiro trimestre

Gazeta Mercantil - 19/11/2008

A crise parece que teve um efeito colateral inverso na indústria de medicamentos genéricos. No terceiro trimestre do ano, enquanto diversos setores se debatiam com problemas financeiros, os laboratórios que fabricam este tipo de remédio bateram recorde de vendas, movimentando US$ 588 milhões. O valor é 47% maior que o registrado em igual período do ano passado, quando chegou a US$ 401 milhões. No acumulado do ano, entre janeiro e setembro, os fabricantes faturaram US$ 1,5 bilhão, 15,4% acima do mesmo período de 2007, conforme dados do instituto IMS Health. O volume também cresceu substancialmente, passando de 60,6 milhões de unidades comercializadas entre julho e setembro de 2007 para 73,4 milhões em 2008, totalizando uma alta de 21%. No acumulado do ano, o crescimento em unidades chegou a 17%. Com isso, os medicamentos genéricos ampliaram sua fatia dentro do mercado de remédios em geral, abocanhando 17,7% do total, a maior participação desde o ano 2000, início da comercialização. Em valores isso representou um salto de 13,5% para 14,3% no tamanho da fatia de mercado. Outro aspecto que vem beneficiando o consumidor, garantindo preços mais atraentes, segundo a entidade, é a adoção do sistema de substituição tributária por alguns estados da federação. Isso tem permitido à indústria reduzir o peso da carga nos medicamentos, melhorando ainda mais o preço. Estudos da Pró Genéricos indica que desde que chegaram ao mercado brasileiro, em 2000, a categoria de medicamentos já proporcionou uma economia de R$ 9,6 bilhões (US$ 4,4 bilhões) aos consumidores brasileiros. A entidade também acredita que o medicamento já conquistou a confiança por parte da classe médica, o que já colocou cinco medicamentos genéricos na lista de produtos mais prescritos no País.