21/05/08 11h21

Venda de materiais cresce 28% no ano

Valor Econômico - 21/05/2008

Mesmo com o aumento dos preços dos materiais de construção registrados nos últimos meses no país, as indústrias do setor comemoram um crescimento inédito nestes quatro primeiros meses do ano. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), as vendas das companhias cresceram, em média, 28% no quadrimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Quando a análise fica restrita apenas ao mês de abril, a expansão das vendas é ainda maior: 33,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. A estimativa da associação é que este ritmo seja reduzido nos próximos meses e que o primeiro semestre encerre com um avanço no faturamento do setor da ordem de 20%. O crescimento recorde, neste momento, está sendo puxado pelas vendas de materiais básicos. De acordo com a Abramat, as vendas nesse segmento cresceram mais de 30% no quadrimestre e registraram um avanço de quase 40% em abril, quando comparado ao mesmo período do ano passado. A explicação para essa explosão de consumo nos materiais básicos tem dois fatores. O primeiro é que no ano passado muitos empreendimentos imobiliários foram lançados no país. A maior parte deles está começando a ser construído agora, o que demanda uma grande quantidade de cimento, vergalhão, estruturas e vedações. O volume de empregados entre as empresas desse setor cresceu no último mês de abril 11% em relação ao mesmo mês do ano passado. A segunda causa da ampliação considerável dos materiais básicos está no aumento significativo das obras de infra-estrutura no país. Com o forte aumento nas vendas internas registradas até agora, a Abramat reviu sua previsão de crescimento para o setor neste ano de 2008. A expectativa inicial é de que haveria uma expansão de 10% na indústria, a mesma registrada no ano passado. Mas as seguidas quebras de recordes nos primeiros três meses do ano fizeram a Associação rever a projeção para um avanço de 12%. Agora, com um crescimento médio de quase 30% no quadrimestre, a Abramat reviu uma vez mais sua expectativa de avanço nas vendas este ano. A previsão oficial é de um aumento de 15% nas vendas em 2008.