07/10/10 12h16

Venda de panetones deve crescer até 20%

Valor Econômico

No ano passado, calcula-se que o brasileiro tenha consumido cerca de 125 milhões unidades de panetones, de variados tamanhos. Foi um recorde. Desta vez, entretanto, a marca vai ser superada. Conforme a expectativa da indústria, as vendas deverão chegar a 150 milhões de unidades - uma alta de 20% em relação à temporada de Natal anterior. A Bauducco, da Pandurata Alimentos, projeta vender 58 milhões de unidades, contra as 50 milhões do ano passado, quando até faltou a iguaria no fim da corrida natalina. A Arcor, dona das marcas Triunfo, Arcor e Aymoré, espera vender 20% mais este ano. A Ofner planeja chegar a 350 toneladas - 9% a mais que em 2009. O Grupo Pão de Açúcar, que também tem produção própria, tem expectativa de venda 20% superior a do ano passado. "O porcentual de pessoas que compra panetones durante a temporada cresceu em 2009", diz Paulo Cardamone, diretor de marketing da Bauducco. Segundo ele, há dois anos, 46,5% da população do país consumiu o produto pelo menos uma vez de outubro a dezembro. No ano passado, esse número cresceu para 51,7%. Nesta temporada, a Bauducco vai vender somente no Nordeste um panetone menor que o tamanho mais tradicional, o de 500 gramas. O novo formato, de 400 gramas, custará 15% menos. "A ideia é oferecer um produto que proporcione menor desembolso, para aumentar o consumo na região", diz Cardamone. Hoje, São Paulo ainda concentra 60% das vendas. Mas há, entretanto, uma notícia amarga para os amantes do pão natalino: este ano os preços estarão em média 5% mais altos que em 2009. "O consumidor não deve ser intimidado pelos novos preços, já que na ponta o acréscimo não é tão expressivo", afirma Rodrigo Peçanha, gerente de marketing de biscoitos e panificados da Arcor. O panetone de frutas e amêndoas com 700 gramas - uma das apostas da empresa - tem preço sugerido de R$ 10 (US$ 6). Na Bauducco, o tradicional panetone de 500 gramas também custará em média R$ 10 (US$ 6). A marca é lider do mercado, dona de 40% do mercado nacional. A fatia, porém, é menor que a de outros anos. Em 2008, por exemplo, a empresa tinha 60% do mercado. "O número de concorrentes cresceu muito e agora há muitas opções de panetones mais baratos. Mas essa queda na participação não nos atrapalha, uma vez que o mercado está crescendo para todo mundo", diz Cardamone. No ano passado, a empresa investiu R$ 20 milhões (US$ 10,2 milhões) na campanha do produto sazonal. Desta vez, serão R$ 25 milhões (US$ 14,7 milhões). Na Bauducco, um dos diferenciais da marca é a massa madre dos panetones. Ela é a massa da qual é retirado um pedaço para fermentar toda a produção da temporada. "Todo ano tiramos um pedacinho dela para iniciar a produção", diz Cardamone. A massa madre usada hoje é a mesma de 58 anos atrás, quando a empresa foi fundada. É guardada e cultivada em temperatura e umidade ideais - segundo ele - a sete chaves.