11/05/11 12h01

Venda de PC deve crescer 13% na América Latina

DCI

A venda de computadores, incluindo desktops, notebooks e netbooks, deve subir de 13% na América Latina em 2011, mostrou levantamento da empresa de pesquisas IDC. A categoria de netbooks terá destaque nas vendas, cujo volume, segundo a entidade, deve ser 29% superior ao do ano passado, favorecido por políticas educativas estatais na Argentina, no Brasil e na Venezuela. A previsão aponta para a venda de 7,4 milhões de unidades.

As vendas de notebooks manterão suas taxas de crescimento altas, com expansão de 18% sobre as de 2010 e atingindo 13,1 milhões de unidades comercializadas, de acordo com estimativa do IDC. Segundo a empresa, o bom momento econômico, na América Latina e o aumento do poder aquisitivo dos consumidores de alguns países irão motivar a expansão.  Já os desktops serão desfavorecidos e devem enfrentar crescimento menos acelerado no médio e longo prazo, de apenas 3% sobre 2010. A demanda de usuários domésticos e corporativos elevará o número de desktops vendidos para cerca de 15,7 milhões de unidades.

As empresas brasileiras estão usando mais ferramentas de negócios, constata relatório da IDC. Estudo da consultoria revela que as vendas de software para essa área movimentaram 300 milhões de dólares em 2010, obtendo crescimento de 20% em comparação com o ano anterior. Para o IDC, um dos fatores que ajudaram nessa expansão foi uma adesão maior das pequenas e médias empresas.