06/04/10 11h45

Venda de químicos sobe 22% até fevereiro

DCI

A indústria química brasileira encerrou o primeiro bimestre de 2010 com expansão de 21,95% nas vendas de produtos químicos de uso industrial, na comparação com o mesmo período do ano passado. A elevação, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), é justificada pela fraca base de comparação do início de 2009, no período mais adverso da crise econômica mundial.

Na comparação por segmento, o único mercado que teve queda no bimestre foi o de 'Outros produtos químicos orgânicos', com retração de 0,54% nas vendas. O segmento de resinas termoplásticas, por outro lado, disparou 30,91% no intervalo.

O indicador de vendas domésticas medido pela Abiquim também apresentou alta de 10,11% na comparação entre fevereiro de 2010 e do ano passado. Já na relação entre fevereiro e janeiro, o índice teve queda de 5,93%, ocasionada pelo menor número de dias úteis em fevereiro. O índice também tem queda de 0,94%, na comparação dos 12 meses.