24/09/12 16h13

Venda de tablets bate recorde no Brasil

Época Negócios

Foram vendidas 606 mil unidades entre abril e junho, o que coloca o Brasil na 11ª posição no ranking mundial de vendas

O mercado de tablets está em forte crescimento no Brasil. No segundo trimestre de 2012 foram comercializadas 606 mil unidades no país, segundo a consultoria IDC Brasil. A previsão é de que até o fim do ano sejam vendidos 2,6 milhões de aparelhos e até 2013 sejam vendidas 5,4 milhões de unidades.

Quando comparado com o mesmo período do ano passado, o crescimento é de 275%. Apesar da fama de tablets como o iPad, da Apple, são os aparelhos originados da China, com valores abaixo de R$ 1 mil, que mais têm atraído o brasileiro, segundo Attilla Belavary, analista de mercado da IDC Brasil.

Atualmente, metade dos tablets comercializados tem um tamanho de tela de sete polegadas e, desses, apenas 20% possuem a conectividade 3G embarcada no dispositivo. Esse cenário de telas menores e tablets mais baratos pode fazer com que a própria Apple lance um mini iPad ainda neste ano, segundo rumores do mercado.

No ranking mundial, o Brasil saltou da 17ª posição, que ocupava no segundo trimestre de 2011, para a 11ª no mesmo período de 2012. Na comparação de desempenho dentre os países do BRIC, grupo também composto por China, Rússia, Índia, o Brasil ficou na 3ª colocação, à frente apenas da Índia.

A IDC acredita que ainda existe e continuará existindo um mercado em potencial para os mais diversos tipos de dispositivos, sejam eles os desktops, notebooks, ou tablets. Na comparação, hoje são vendidos no Brasil: cinco tablets, 11 desktops e 17 notebooks por minuto.