02/07/10 14h53

Venda de veículos bate recorde no semestre

O Estado de S. Paulo

Depois da corrida às lojas provocada pela queda do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e da ressaca dos últimos dois meses após o fim do benefício, as vendas da indústria automobilística começam a se acomodar, na visão de executivos do setor. Em junho, foram vendidos 262,7 mil veículos novos, 4,65% a mais que em maio. Em relação a junho de 2009, segundo melhor mês daquele ano, houve queda de 12,4%. No semestre, o melhor da história do setor, foram vendidos 1,57 milhão de unidades, quase 130 mil a mais que no mesmo período do ano passado, uma alta de 9%. Os números incluem caminhões e ônibus. Só em automóveis e comerciais leves, os números no semestre atingem 1,49 milhão de unidades, 7,3% a mais que em 2009, segundo dados do mercado com base em licenciamentos.

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou ontem que as vendas isoladas de caminhões cresceram 54,7%, para 70,8 mil unidades, e as de ônibus aumentaram 30,3%, para 13,1 mil unidades. Segundo Sérgio Reze, presidente da Fenabrave, "o crescimento estimado agora para o setor é um pouco menor do que o previsto até início de maio em função da acomodação sentida pelo mercado". Sua projeção para o ano é de 3,37 milhões de veículos, muito próxima à das montadoras, de 3,4 milhões, com a aposta de que os negócios costumam ser fortes no último trimestre. Entre as quatro maiores montadoras, a Fiat manteve no semestre a liderança em vendas de automóveis e comerciais leves, com 22,8% de participação, seguida por Volkswagen (20,9%) e General Motors (20,2%). A Ford segue como quarta no ranking de vendas, com 10,3% de participação.