11/04/07 16h51

Venda do comércio cresce 7,9% no ano

Folha de S. Paulo - 11/04/2007

O volume de vendas do comércio varejista teve um aumento de 7,9% no primeiro trimestre deste ano, no comparativo com o mesmo período de 2006. O crescimento nacional foi registrado pelo Indicador Serasa de Atividade do Comércio, que foi lançado ontem e será divulgado mensalmente. Considerando a série desde o ano 2000 analisada pela Serasa, a alta é a maior desde o primeiro trimestre de 2004, quando houve aumento de 8,5% com relação ao ano anterior. Mas, como 2003 foi um ano de freada econômica, ocasionada pela desconfiança dos mercados em relação à eleição do presidente Lula, com uma base de comparação muito baixa, o crescimento em 2007 é mais significativo. No mês de março, o aumento foi de 6,8% contra o mesmo mês de 2006. A expansão das vendas no varejo foi causada pela maior oferta de crédito ao consumidor, a redução nos juros, a recuperação da renda real do trabalhador e a importação de bens de consumo impulsionada pela desvalorização do dólar. O indicador dividiu as vendas em dois segmentos. No varejo especializado, que inclui veículos e material de construção, por exemplo, o crescimento foi de 10,2% no primeiro trimestre. Nos supermercados, hipermercados e varejo de alimentos e bebidas (mercearias, açougues, quitandas, distribuidoras), a alta foi de 5,6%. Considerando o acumulado dos últimos 12 meses, a variação na atividade comercial foi de 6,9%, e o desempenho se inverteu. O volume de vendas dos supermercados foi maior (7,9%) do que o do varejo especializado (5,5%). Na semana passada, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos) divulgou que março foi o melhor mês em produção da história da indústria, com as vendas aquecidas pelo mercado interno. Outro segmento beneficiado pela ampliação do crédito é o de material de construção, com vendas para as construtoras e para a população, que aproveita o aumento da renda e a confiança na continuidade do emprego para reformar.