15/01/10 10h21

Venda do Pão de Açúcar sobe 45% no 4º tri

Folha de S. Paulo

As vendas líquidas do grupo Pão de Açúcar, incluindo as operações da rede de eletrodomésticos Ponto Frio, subiram 44,6% no quarto trimestre em relação ao mesmo período de 2008. As vendas líquidas somaram R$ 7,43 bilhões (US$ 4,3 bilhões), enquanto as brutas foram de R$ 8,38 bilhões (US$ 4,9 bilhões), com expansão de 41,4% em relação ao quarto trimestre de 2008. Excluindo-se as operações do Ponto Frio, a expansão das vendas líquidas foi de 17,6% e a das vendas brutas alcançou a marca de 14%.

A empresa informou que as metas para vendas brutas e de crescimento real no conceito "mesmas lojas" (pontos abertos há pelo menos 12 meses) foram superadas. "Em 2009, as vendas brutas (excluindo Ponto Frio) atingiram R$ 23,33 bilhões (US$ 13,6 bilhões) (a meta era de R$ 23 bilhões/US$ 13,4 bilhões), com crescimento real no conceito "mesmas lojas" de 4,1%. A meta de expansão para o ano passado era de 2,5%", disse a empresa em comunicado.

A companhia informou que todas as bandeiras do grupo tiveram performance positiva no quarto trimestre. As vendas brutas de produtos alimentícios em termos de mesmas lojas cresceram 8,4% no quarto trimestre do ano passado. As vendas de não alimentos, foco da expansão do grupo com a aquisição do Ponto Frio e do acordo de união com as Casas Bahia, cresceram 17%, "com ênfase para as categorias de bazar, drogarias e eletro-eletrônicos".

No acumulado do ano, o grupo registrou faturamento bruto de R$ 26,24 bilhões (US$ 15,3 bilhões) e vendas líquidas de R$ 23,23 bilhões (US$ 13,5 bilhões), expansões de 25,8% e 28,8%, respectivamente, em comparação a 2008.