01/08/08 16h37

Vendas 14% maiores no Brasil impulsionam receita da Lafarge

Gazeta Mercantil - 01/08/2008

As vendas da francesa Lafarge, maior produtora de cimento do mundo, acumularam € 9 bilhões nos seis primeiros meses do ano, o que representou um aumento de 8% sobre mesmo período do ano passado. Considerado apenas o trimestre terminado em junho, a receita da empresa foi de € 5 bilhões, o que também representou um aumento de 8% sobre o trimestre equivalente de 2007. Os lucros no semestre deram um salto de 15%, de € 673 milhões nos seis primeiros meses do ano passado para € 733 milhões no último levantamento. O Ebitda do segundo trimestre foi de € 1,3 bilhões, alta de 8% sobre o mesmo período de 2007. No semestre, a alta é de 16%, para € 2,1 bilhões. Em relatório, a empresa destaca o início das atividades da Orascom Cement, empresa egípcia adquirida pela Lafarge por € 8,8 bilhões no final do ano passado, e a forte presença nos mercados emergentes, que, com crescimento acelerado, compensaram a queda no mercado de alguns países desenvolvidos. A venda de cimento da Lafarge para o Brasil foi a terceira que mais cresceu no semestre, em uma lista de 24 países para os quais a empresa fornece seus produtos. O volume comercializado no País teve um aumento de 14% no semestre, comparado a mesmo período do ano anterior, atrás apenas da Romênia (+18,4%) e Malásia (+15%). No indicador de variação da atividade no país - cálculo da empresa que considera vendas e variações de preço - o Brasil encabeça a lista, com alta de 49,6%. Os países que mais se aproximam são Indonésia (+29,7%) e Romênia (+27,8%).