01/07/09 10h39

Vendas à vista no comércio de SP crescem até 3% em junho

Folha de S. Paulo

A redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para os setores de carros, eletrodomésticos e material de construção, aliada à maior confiança do consumidor na economia, resultou em alta de 2% a 3% nas vendas do comércio paulista em junho em comparação com maio, segundo levantamento da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). Na comparação com 2008, as vendas a prazo continuaram em queda em junho, mas os negócios à vista voltaram a crescer, após registrar queda em abril e maio, segundo dados que devem ser divulgados hoje. "Existe recuperação gradual do consumo, especialmente no caso de produtos de menor valor, geralmente pagos à vista. E, no caso dos bens duráveis, os incentivos fiscais tiveram efeito de diminuir a queda sobre 2008. Só que o que comanda a economia é a venda financiada, não a à vista", afirma Emílio Alfieri, economista da ACSP.

A rede Magazine Luiza informa que, em junho, as vendas cresceram 8% na comparação com igual mês do ano passado, considerando o mesmo número de lojas. Em maio, o crescimento tinha sido de 4% sobre maio de 2008. O crescimento é reflexo da redução do IPI e da queda nos juros, diz a empresa. Já os lojistas de shoppings estimam que as vendas em junho tenham subido entre 3% e 4%, em média, ante junho de 2008, levando em conta que 4.000 lojas foram abertas nesse período por conta da inauguração de 25 shoppings no país. Considerando o mesmo número de lojas, a previsão é de empate nas vendas, segundo a Alshop, associação do setor.