26/11/07 15h03

Vendas crescem 26,7% no trimestre

Valor Econômico - 26/11/2007

O mercado de computadores brasileiro cresceu 26,7% no terceiro trimestre, em relação a igual período do ano passado. No total, foram vendidos 2,3 milhões de unidades entre julho e setembro, segundo dados da consultoria IDC. No trimestre, houve significativo aumento nas vendas de notebooks - que cresceram 142,4% frente a igual intervalo de 2006, para 420 unidades. O volume de micros de mesa comercializados, por sua vez, avançou 14,6%, para 1,88 milhão. No trimestre, a Positivo manteve a liderança no mercado, com participação de 13,4%. A brasileira continuou à frente de multinacionais do setor como Hewlett-Packard (HP) e Dell pelo 12º período consecutivo. De acordo com o IDC, os incentivos concedidos pelo governo para a compra de produtos de informática não apenas têm aumentado as vendas, como também reduzido a participação de produtos sem marca no mercado. A fatia dos produtos "cinza", montados por pequenas empresas e revendedoras muitas vezes com peças de origem ilegal, caiu para 37,5% no trimestre, contra 50,8% em 2006. No total, foram vendidas 864 mil máquinas sem marca entre julho e setembro. Há um ano, esse número foi de 923 mil. As vendas de computadores no varejo cresceram 76,4% no trimestre. Nesse intervalo, 892,4 mil aparelhos foram comercializados diretamente aos consumidores no país.