04/11/10 14h19

Vendas crescem em outubro e comércio aguarda Natal acima das previsões

Valor Econômico

Dois indicadores divulgados ontem mostram que as vendas do comércio voltaram a crescer em outubro. Em São Paulo, o Dia das Crianças impulsionou as vendas a prazo em outubro, que registraram crescimento de 11% na comparação com o mesmo mês do ano passado, indicam as consultas feitas pelos lojistas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) no período. Já as consultas ao SCPC/Cheque (vendas à vista) subiram 8% na mesma base de comparação. No país todo, a atividade do comércio se acelerou 1,6% em outubro em relação a setembro, puxada, entre outros fatores, pela alta de 1,7% no movimento dos mercados, avaliou o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

"As vendas continuam indo bem e reafirmando que teremos um Natal acima das nossas previsões", espera o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Alencar Burti. Na avaliação da entidade, as vendas de outubro refletem a continuidade do avanço do crédito, o alongamento de prazos promovidos pelo varejo na área de bens duráveis, e a grande oferta de importados a preços atrativos. Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, a aceleração de outubro confirma a tendência da consolidação do ritmo de expansão do consumo no último trimestre deste ano, "sinalizando que o Natal de 2010 deverá registrar um excelente desempenho em termos de vendas de varejo".

A variação positiva na atividade do comércio medida pelo indicador da Serasa foi puxada pela expansão no movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e pelo avanço de 0,9% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, tendo em vista as condições de crédito favoráveis que o consumidor ainda tem encontrado ao adquirir tais produtos. Em terceiro lugar ficou o segmento de material de construção, que subiu 0,5%. Na comparação anual, o crescimento na atividade do comércio foi de 9,2%, puxado pelo segmento de construção (alta de 17,8%), seguido pelo grupo móveis, eletroeletrônicos e informática (alta de 11,8%). Nessa base de comparação, o movimento dos supermercados ficou na terceira colocação, com alta de 7,9%.

No período de janeiro a outubro a expansão foi de 9,9% em relação ao mesmo período de 2009. Os segmentos de material de construção e de móveis, eletroeletrônicos e informática aparecem na dianteira como líderes da expansão do movimento varejista em 2010, com altas acumuladas de 16,9% e 15,5%, respectivamente. O setor de veículos, motos e peças, com alta de 13,6% também registra desempenho bem favorável no acumulado do ano de 2010.