09/04/09 10h25

Vendas de aço sobem até 20% na distribuição

Gazeta Mercantil - 09/04/2009

As vendas de aços planos realizadas por meio das distribuidoras apresentaram recuperação em março, segundo dados preliminares do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda). De acordo com o presidente da entidade, Carlos Loureiro, no mês passado foram comercializadas entre 15% e 20% mais produtos siderúrgicos na comparação com o mês anterior. "Ainda assim, o primeiro trimestre registrará uma queda de mais ou menos 24% na comparação com o primeiro trimestre de 2008", disse. Segundo o executivo, apesar da recuperação, o cenário ainda é incerto, especialmente para o segundo semestre, quando está previsto o fim da redução do IPI para os automóveis.

O executivo ressaltou que, apesar das vendas mais altas em março, o nível dos estoques no setor segue acima da média histórica. "Temos estoques de 3,2 vezes a agenda mensal, enquanto a média histórica é de 2,5 vezes". Ainda assim já reduziu bastante em relação a dezembro, quando houve um pico de 6,4, disse. Nos três primeiros meses do ano passado, as distribuidoras venderam 958,2 mil toneladas de aço, um volume histórico e 24,6% acima do apurado em 2007. As vendas das distribuidoras, que registraram taxas de crescimento acima dos 20% no primeiro semestre do ano passado, apresentaram queda de 15% em outubro, 22,1% em novembro e 34,4% em dezembro. Com isso, no ano a alta foi de 12,2%.

Desde o início deste ano, o segmento vem apresentando uma leve retomada. Em janeiro, as vendas fecharam em alta de 51,5% em relação ao mês anterior, totalizando 220,4 mil toneladas. Porém, quando comparadas ao mesmo período de 2008, houve queda de 30,2%. Em fevereiro, houve nova alta de 7,6% ante janeiro, para 237,2 mil toneladas, volume 22,6% menor ante igual mês de 2008. Loureiro explicou que a retomada em março foi puxada pelas vendas para o setor automotivo, e particularmente para as autopeças. "Mas a melhora ainda não foi proporcional ao crescimento da produção do setor, porque os sistemistas ainda realizaram ajustes em seus estoques". O dirigente ressaltou que outros segmentos também apresentaram retomada das vendas como as fabricantes de linha branca e o setor de construção civil.