07/08/19 14h04

Vendas de caminhões rodam acima das projeções

Anfavea admite ter de rever para cima o total de pesados vendidos em 2019

Automotive Business

As vendas de caminhões estão rodando acima das projeções da associação dos fabricantes, da Anfavea, que este ano prevê 88 mil emplacamentos no segmento e alta de 16% sobre 2018. Contudo, os 55,7 mil veículos vendidos de janeiro a julho representaram crescimento muito superior, de 44,3% sobre o mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado pela entidade na terça-feira, 6. O total vendido já é maior do que o volume de 2017 inteiro, no auge da crise que derrubou o setor, e chega perto de dois terços da expectativa projetada um mês antes do fechamento de dois quadrimestres inteiros.

Luiz Carlos de Moraes, presidente da Anfavea, destaca que o segundo semestre sempre é tradicionalmente melhor do que o primeiro para vendas de caminhões, o que torna possível esperar que os emplacamentos sigam na faixa de 8,5 mil a 9 mil por mês. Se esse ritmo de fato for mantido nos próximos cinco meses que faltam para terminar 2019, o crescimento anual será o dobro da projeção atual, ficaria entre 29% e 32% acima de 2018, com 98 mil a 101 mil caminhões vendidos no ano.

“Para vendas de caminhões tivemos o melhor julho desde 2014, fazia tempo que não víamos números tão positivos. Em sete meses este ano já superou o total de caminhões vendidos em 2017. Se continuar nesse ritmo é possível que nossa previsão de crescimento seja superada”, afirmou Luiz Carlos de Moraes.

EXPORTAÇÕES DESPENCAM, VENDA DOMÉSTICA SUSTENTA PRODUÇÃO

O tombo da economia argentina tem afetado com mais força as exportações brasileiras de caminhões do que a de automóveis e comerciais leves. De janeiro a julho apenas 7,5 mil veículos pesados de carga foram exportados, o que configura forte contração de 54,6% sobre o mesmo período de 2018 – como comparação, a queda geral das vendas externas é de 38,4% em sete meses, considerando todos os tipos de modelos.

Para alívio dos fabricantes, as vendas domésticas estão crescendo bastante acima das expectativas este ano, o que sustenta a produção em níveis mais altos. Nos sete primeiros meses de 2019 foram produzidos 66,3 mil caminhões no País, em alta de 13,5% sobre 2018 – enquanto no mesmo período o avanço da produção total foi de apenas 3,6%.