20/01/10 10h38

Vendas de Multiplan e BR Malls crescem 11%

Valor Econômico

As duas maiores redes de shoppings do país, a Multiplan e a BR Malls, divulgaram fortes resultados de vendas no quarto trimestre de 2009, bem melhores que os obtidos no trimestre anterior, o que mostra o consumo aquecido no fim do ano. Em ambas as empresas, os lojistas aumentaram as vendas em 11%, se consideradas apenas as mesmas operações existentes no quarto trimestre de 2008. No terceiro trimestre, as vendas nos shoppings da BR Malls, por exemplo, haviam crescido só 5,1% pelo critério "mesmas lojas". A expansão de 11% no quarto trimestre é ainda superior ao desempenho do comércio varejista de forma geral, que acumulava uma expansão de 5% em 12 meses até novembro, segundo estatísticas do IBGE.

Isso mostra que os shoppings estão ganhando participação de mercado, apesar da maior oferta de área bruta locável (ABL) no país nos últimos anos, quando vários novos empreendimentos foram construídos e os shoppings existentes passaram por expansões. Ainda assim, os shoppings continuam atraindo os lojistas, o que encorajou as empresas a investir em mais lançamentos em 2010.

Nos 23 centros comerciais da BR Malls, a taxa de ocupação atingiu o maior patamar da história da empresa, de 97,3%, no quarto trimestre. Tecnicamente, esse percentual pode ser considerado ocupação máxima. Tanta procura abre espaço para reajustes nos preços dos aluguéis, diz Leandro Bousquet diretor financeiro da BR Malls. No quarto trimestre, um dos destaques nos shoppings da BR Malls foi a recuperação das vendas das lojas "âncoras", que ocupam mais de mil metros quadrados. Essas varejistas, que incluem C&A, Renner, Riachuelo, Fast Shop, Magazine Luiza, Ponto Frio e Colombo, sofreram mais com a crise, que provocou um aperto na oferta de crédito no começo de 2009.

"Até o terceiro trimestre, as lojas âncoras vinham puxando o desempenho [das vendas] para baixo. Mas essa tendência reverteu-se no quarto trimestre", afirma Bousquet. As vendas das varejistas âncoras nos shoppings da BR Malls cresceram 7,7% no quarto trimestre nas mesmas lojas existentes em igual período do ano anterior. Nos três últimos meses de 2008, essas mesmas unidades haviam apresentado aumento de apenas 0,4% nas vendas em função da crise.

Em todo ano de 2009, as lojas instaladas nos shoppings da BR Malls venderam R$ 11 bilhões (US$ 6,4 bilhões), o que representou um aumento de 13,5% sobre 2008. Nos 13 empreendimentos controlados pela Multiplan, os lojistas faturaram R$ 6,1 bilhões (US$ 3,6 bilhões) no ano passado, ou 20,5% mais que no ano anterior. No quarto trimestre, os shoppings da Multiplan geraram uma receita de R$ 2 bilhões (US$ 1,16 bilhão), 22,6% superior à do ano passado. As vendas dos shoppings da BR Malls cresceram 15,3%, alcançando R$ 3,6 bilhões (US$ 2,1 bilhões) nos três últimos meses.