03/12/10 11h25

Vendas de produtos de limpeza crescem 11% e chegam a US$ 8 bi

Valor Econômico

O ritmo acelerado de lançamentos de produtos no país, somado ao aumento recente da demanda, levou a indústria de produtos de limpeza no Brasil a bater recorde histórico. A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla) irá anunciar hoje que o setor cresceu 11% neste ano em relação a 2009 . É a primeira vez que essa indústria atinge uma expansão de dois dígitos. A receita bruta deve chegar a R$ 13,5 bilhões (US$ 8 bilhões) no ano, o maior volume da história - o montante cresce de forma constante desde 2003. As contas do ano foram feitas com base na expectativa de venda para dezembro - os pedidos ao varejo já foram fechados.

Existem dois movimentos paralelos: a compra maior de volumes de mercadorias "commodities", até então com vendas mais estáveis, como sabão e detergente; e a demanda mais forte por produtos que ocupavam discreto espaço nas gôndolas dos supermercados. Estas são mercadorias com preços acima da média do setor, e usadas com o propósito de ampliar o bem-estar na casa, como desorizadores de ambiente, vendidos por não menos que R$ 25 (US$ 14,7) a unidade.

Nessas duas situações, há claramente perfis de compra distintos. Enquanto as classes de menor renda buscaram ampliar o volume de itens básicos comprados, o consumidor de maior poder de compra gastou para trazer maior conforto para casa. Há ainda uma outra questão, em decorrência das mudanças no padrão de vida do brasileiro nos últimos anos, que teve peso nesse aumento. A atual escalada nas vendas do setor da construção civil e automotivo acabaram abrindo terreno para uma nova onda de consumo na indústria de produtos para limpeza. Entre as maiores altas estão os amaciantes (14%) e os limpadores multiuso (11%).