Vendas de veículos crescem 17% na primeira quinzena de maio
Emplacamentos somam 110,9 mil unidades nos onze primeiros dias úteis. Resultado do ano passado foi negativamente influenciado pelas chuvas no Rio Grande do Sul
AutoDataNos onze primeiros dias úteis de maio foram licenciados 110,9 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, de acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData. O crescimento sobre igual período de 2024, quando as vendas somaram 94,8 mil unidades, foi de 17%.
No ano passado, porém, as vendas da primeira quinzena de maio foram prejudicadas pela tragédia ocasionada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, que paralisaram as operações de vendas em quase todo o Estado. À época varejistas calculavam impacto na casa dos 5% nos emplacamentos.
O ritmo da primeira quinzena superou também a primeira metade útil de abril, em que as vendas alcançaram 106,6 mil veículos. A alta foi de 4%.
Foi, portanto, a melhor primeira quinzena do ano. A média diária foi de quase 10,1 mil unidades, superando as 9,7 mil das primeiras duas semanas de abril, as 8,3 mil das de março, as 8,1 mil de fevereiro e as 7,4 mil de janeiro.
Ainda restam dez dias úteis para o mês que, mantido o ritmo, projeta vendas na casa das 212 mil unidades, volume já superior às 194,3 mil vendidas em maio do ano passado. Como as vendas costumam acelerar na segunda metade do mês a indicação é que este volume seja ainda maior do que o projetado.
Volkswagen Polo e Fiat Strada ficaram tecnicamente empatados na primeira posição da quinzena, com cerca de 6 mil emplacamentos cada. O Hyundai HB20, com 5,8 mil licenciamentos, completou o pódio.
A Hyundai também subiu no pódio do ranking de marcas do mês, ao superar a Chevrolet em vendas. Ficou atrás da líder Fiat e da Volkswagen.