07/05/25 16h01

Vendas devem crescer 5,1% em maio na região de Araraquara

Primeira Página

As perspectivas de vendas para o Dia das Mães na Região de Araraquara, da qual faz parte a cidade de São Carlos, são positivas. No mês de maio, o faturamento dos cinco segmentos varejistas mais impactados pela data deve crescer 5,1% e atingir R$ 2,1 bilhões, representando R$ 103,4 milhões a mais em comparação com o mesmo período de 2024, de acordo com estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Divulgação do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio São Carlos).

A projeção é que quatro da atividades selecionadas apresentem crescimento no mês da data comemorativa mais importante do primeiro semestre, com destaque para as lojas de vestuário, tecidos e calçados (21,5%), que comercializam os itens preferidos para presentear, e as farmácias e perfumarias (6,6%). O faturamento dos supermercados e das lojas de móveis e decoração devem registrar altas de 2,3% e 1,3%, respectivamente.

Por outro lado, as vendas de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos devem recuar 5,9%. Segundo a FecomercioSP, alguns fatores justificam o resultado negativo. Além de uma provável desaceleração da economia e dos juros elevados, é importante considerar que essas atividades viveram um bom momento de vendas durante a pandemia, quando as famílias redecoraram suas casas ou compraram eletrodomésticos e eletrônicos novos — e por se tratar de produtos duráveis, a sua reposição/troca pode demorar um pouco.

Na visão da FecomercioSP, de maneira geral, o crescimento de 5,1% pode ser considerado positivo, mas já indica uma desaceleração das vendas, considerando que o varejo na região fechou 2024 com um crescimento de 8,9%. Além disso, existem variações relevantes entre os setores analisados. Isso acontece porque alguns se beneficiam mais de tendências sazonais relacionadas ao Dia das Mães, como o grupo de farmácias e perfumarias, que inclui maquiagens e perfumes, produtos mais procurados para a data. Já outros podem sofrer em razão de fatores macroeconômicos ou mudanças nos padrões de consumo, como é o caso dos eletrodomésticos, eletrônicos e das lojas de departamentos.

 

Fonte: https://jornalpp.com.br/noticias/vendas-devem-crescer-51-em-maio/