17/07/09 10h54

Vendas do Carrefour crescem 6,9% no Brasil

Valor Econômico

A multinacional francesa Carrefour - dona no Brasil dos hipermercados Carrefour, dos supermercados Carrefour Bairro, das lojas de desconto Dia%, e do "atacarejo" Atacadão - registrou queda de 1,2% nas vendas globais do grupo no segundo trimestre de 2009, em relação ao mesmo período de 2008, para € 23,4 bilhões. Sem considerar as variações cambiais do período, houve um ligeiro aumento de 0,2% no faturamento. No Brasil, descontando a variação cambial, as vendas de abril a junho atingiram € 2,22 bilhões, com alta de 6,9%. O país é o terceiro mercado do Carrefour no mundo, atrás apenas da França e da Espanha.

Enquanto as vendas na França caíram 3% no período (impactadas em parte pelo negócio de postos de combustível), e no restante da Europa recuaram 5,1%, na América Latina a alta foi de 8,5% e, na Ásia, o aumento foi de 16,2%. Na América Latina, no entanto, o maior crescimento no segundo trimestre foi verificado na Argentina, de 15,6%, para € 676 milhões. Em todo o mundo, o destaque ficou com o mercado chinês, que saltou 29,5% no período, acumulando receita de € 889 milhões.

No conceito mesmas lojas, o crescimento do Carrefour no Brasil foi de 7,2% no segundo trimestre do ano, e de 4,8% na primeira metade de 2009, em comparação com os respectivos períodos de 2008. Considerando a abertura de novas lojas no país, o aumento verificado foi de 9,5%, tanto no segundo trimestre quanto no acumulado dos seis primeiros meses do ano. De janeiro a junho de 2009, no entanto, as vendas no país ficaram praticamente estáveis sobre o mesmo período de 2008, com ligeira alta de 1,8%, descontando a variação cambial, chegando a € 4,14 bilhões de faturamento. Sem as perdas cambiais, o crescimento no semestre seria de 14,3% e, no segundo trimestre, de 16,7% no Brasil. Segundo Daniel Magalhães, diretor de finanças e gestão do Carrefour Brasil, o bom resultado no segundo trimestre é atribuído a uma estratégia de "operação multiformatos", que inclui as diversas bandeiras. "Apenas neste primeiro semestre inauguramos dois hipermercados Carrefour, seis unidades Atacadão e 15 lojas Dia%", afirma Magalhães.