17/04/07 11h38

Vendas do Pão de Açúcar crescem 6,8%

Folha de S. Paulo - 17/04/2007

As vendas líquidas do Grupo Pão de Açúcar, que inclui a rede de lojas de mesmo nome e as marcas Extra, CompreBem e Sendas, totalizaram R$ 3,53 bilhões (US$ 1,72 bilhão) no primeiro trimestre deste ano, com um crescimento de 6,8% com relação ao mesmo período de 2006. No comparativo entre as mesmas lojas, ou seja, existentes em ambos os intervalos, a alta foi de 5,6%. No mês de março, as vendas líquidas chegaram a R$ 1,22 bilhão (US$ 595 milhões), com alta de 9,7% no confronto com o mesmo mês em 2006. Considerando as mesmas lojas, o aumento foi um pouco menor (8,4%). Segundo o comunicado divulgado ontem pelo grupo, todas as bandeiras apresentaram "um crescimento forte no mês, com destaque para Pão de Açúcar e CompreBem". Os produtos alimentícios registraram crescimento de 8,8%, principalmente nas categorias de mercearia e perecíveis. Já as vendas de produtos não-alimentícios tiveram alta de 3,5% em março, mesmo diante da base de comparação do ano passado, fortalecida pelo efeito da Copa do Mundo. De acordo com o comunicado, o tráfego de clientes nas lojas vem aumentando desde setembro do ano passado. Em 2006, o lucro líquido do Grupo foi de R$ 220 milhões (US$ 101 milhões), queda de 14,5% com relação a 2005. Já a receita líquida teve um crescimento de 3,5% no período. Para conquistar maior participação no mercado, o grupo fez uma reestruturação com foco na redução de despesas operacionais e, com os ganhos de eficiência, diminuir os preços para o consumidor.