12/08/10 14h12

Vendas do varejo batem recorde no 1º semestre

O Estado de S. Paulo – 12/08/10

As vendas do comércio varejista bateram recorde no primeiro semestre, com crescimento de 11,5%, o melhor resultado desde 2001, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todas as atividades pesquisadas registraram expansão, impulsionadas por aumento da renda, melhora no emprego, boa oferta de crédito e dólar mais baixo, que tornou mais atraentes os preços dos importados.

"Foi o melhor semestre de todos os semestres", resumiu o economista da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Reinaldo Pereira. A expectativa de economistas é de que o bom desempenho do varejo prossiga em 2010. Alguns até apostam em alta recorde também para o ano, o que poderia estimular novas altas de juros pelo Banco Central (BC), para conter os efeitos negativos do aumento da demanda interna na inflação.

O comércio também mostrou sinais positivos em outras comparações, com alta de 1% no volume de vendas em relação a maio, e aumento de 11,3% ante junho de 2009. As taxas de crescimento elevaram o otimismo de analistas no mercado financeiro. "O ritmo forte e sustentável de expansão do varejo brasileiro reflete a contínua melhoria das condições macroeconômicas do País", disse o diretor da consultoria Gouvêa de Souza, Luiz Goes. Além disso, a Copa do Mundo em junho também ajudou a puxar para cima o desempenho do comércio, na avaliação de Goes.

Entre os aumentos no volume de vendas do comércio no primeiro semestre, o setor de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi destaque absoluto, com alta de 10,4% nas vendas nos primeiros seis meses do ano. "Com certeza este setor foi o que comandou o resultado do semestre", disse o técnico do IBGE. Os preços dos alimentos subiram abaixo da média da inflação varejista, o que aumentou o ritmo de compras nos supermercados. Móveis e eletrodomésticos, cujas vendas cresceram 20,6% no primeiro semestre, também puxaram para cima o comércio.