13/01/11 11h37

Vendas do varejo crescem acima do PIB e ampliam distância da produção

Valor Econômico

A expansão do comércio varejista foi muito superior a do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2010. Enquanto a expectativa para a alta do PIB é de 7,5% - o maior crescimento em 24 anos - o volume de vendas do comércio varejista ampliado acumulou avanço de 11,9% de janeiro a novembro na comparação com igual período do ano anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pela pesquisa, em novembro as vendas do comércio em novembro foram 1,4% superiores às de outubro, em volume e descontando os fatores sazonais.

O ritmo do consumo das famílias, no entanto, não tem sido acompanhado pelo incremento da produção na indústria de transformação, que patinou desde o fim dos incentivos tributários, em março do ano passado. O descompasso entre a oferta e a demanda interna tem sido suprido, de maneira crescente, pelos bens importados, auxiliados pelo câmbio valorizado. Esse movimento preocupa os economistas, que temem que o consumo fique muito dependente de bens estrangeiros.

Em novembro, os principais itens em alta na PMC ampliada, que inclui a venda de veículos e material de construção, foram equipamentos e material de escritório e livros e revistas, com avanços de 10,5% e 6,6%, respectivamente, em relação a outubro. O segmento de equipamentos e material de escritório acumula avanço de 23,8% entre janeiro e novembro de 2010 - em 2009, a alta foi de 4% em relação ao ano anterior. O principal item da pesquisa, as vendas em hiper e supermercados, caiu em 0,1% em novembro, resultado explicado pela forte alta nos preços dos alimentos, influenciados pelo contágio internacional das commodities, em alta desde setembro, justamente quando o setor passou a registrar crescimento fraco no volume de vendas.