01/07/09 10h44

Vendas fecham semestre e mês batendo recordes

Valor Econômico

Em meio aos efeitos da crise financeira internacional, a indústria automobilística brasileira apurou o melhor primeiro semestre de vendas de comerciais leves e automóveis da história. E o mês de junho está praticamente certo como o novo recorde mensal de vendas das duas categorias na história do setor, superando a marca anterior registrada em julho do ano passado. Conforme informações do mercado, até segunda-feira foram emplacadas 266,5 mil unidades, um crescimento de 12,2% sobre o resultado de maio e de 2% na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, foram licenciados 1,37 milhão de veículos e comerciais leves contra 1,34 milhão do mesmo período de 2008.

Na segunda-feira, o presidente da Anfavea (entidade que reúne os fabricantes), Jackson Schneider, declarou, após o anúncio da manutenção do IPI reduzido, que as vendas têm condições de superar a marca apurada no ano passado, quando foram comercializados 2,82 milhões de veículos em todo o país. No caso dos veículos e comerciais leves, no ano passado foram emplacadas 2,67 milhões de unidades, uma alta de 14% em relação ao ano anterior. Paulo Cardamone, vice-presidente da consultoria CSM Worldwide, já prevê que o volume de licenciamentos em 2009 possa ultrapassar a marca de 2,73 milhões, o que vai significar um crescimento de aproximadamente 2,5% na comparação com o resultado de 2008. Para a produção de automóveis e comerciais leves, no entanto, a previsão do executivo é de um recuo de 4,6% por conta da queda das exportações.