16/10/08 13h50

Vendas no varejo ainda resistem à crise

Valor Econômico - 16/10/2008

O comércio varejista registrou crescimento de 10,6% nos primeiros oito meses do ano, com expansão de 1,1% em agosto comparado a setembro (com ajuste sazonal), de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há perspectivas de que o desempenho no mês de setembro tenha sido mais forte - ignorando os efeitos das turbulências do mercado financeiro na segunda quinzena do mês - por conta do maior número de dias úteis e da recuperação nas vendas do setor automotivo. Os analistas tem dúvidas sobre o tamanho do efeito da crise sobre as vendas no último trimestre do ano. A previsão mais pessimista indica que o comércio pode encerrar o ano com crescimento entre 5,5% e 6,5%, contra 9,7% em 2007. As previsões mais otimistas apontam para uma desaceleração mais lenta, que levaria o crescimento do ano para um percentual entre 8% e 9,9%. Varejistas de diferentes segmentos relatam boas vendas em setembro.