11/08/10 14h34

Vendas pela internet têm alta de 40% no primeiro semestre

Folha de S. Paulo – 11/08/10

As vendas de aparelhos de televisão e artigos esportivos para a Copa do Mundo levaram o comércio virtual a registrar crescimento de 40% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2009. Os consumidores brasileiros movimentaram R$ 6,7 bilhões (US$ 3,8 bilhões) em compras na internet nos seis primeiros meses do ano. O valor não inclui passagens aéreas, veículos nem leilões virtuais. Os dados do semestre levaram a e-bit, consultoria que compila os dados de e-commerce, a revisar a projeção para 2010. As vendas na internet devem aumentar 35% e atingir um faturamento de R$ 14,3 bilhões (US$ 8,2 bilhões) no ano. De janeiro a junho, 2,4 milhões de pessoas fizeram compras virtuais pela primeira vez, de acordo com o e-bit. Com o acréscimo, o Brasil chegou à marca de 20 milhões de e-consumidores. A expectativa é que até o final do ano mais 3 milhões de pessoas experimentem os pedidos em lojas virtuais.

O Brasil tem hoje quase 70 milhões de internautas e 37 milhões de usuários ativos, de acordo com o último levantamento do Ibope. O mercado virtual brasileiro representa cerca de 50% da América Latina.

O valor dos pedidos virtuais cresceu 17% no primeiro semestre. As vendas de eletrodomésticos contribuíram para elevar o gasto on-line. A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) levou a categoria a conquistar duas posições no ranking de produtos, com 14% da receita. Os dados divulgados pela consultoria mostram maior participação da classe C no comércio virtual. Cerca de 60% dos novos consumidores possuem renda familiar de até R$ 3.000 (US$ 1714,3). Segundo o diretor de marketing e produtos do e-bit, a classe C já representa cerca de 30% do total de consumidores virtuais. Ele aponta que, apesar de comprar com menor frequência -menos de dois pedidos ao ano-, as aquisições desse público têm maior valor. "A classe C entra comprando eletrodomésticos na internet", aponta o diretor.