14/08/09 09h45

Vendas sobem até agosto e varejo eleva previsões

Valor Econômico

A melhora na oferta de crédito à pessoa física, a redução dos juros e a prorrogação do IPI reduzido sobre automóveis, materiais de construção e alguns itens da linha branca permitiram ao setor varejista apresentar aceleração no ritmo de expansão das vendas entre julho e agosto. Os grupos Pão de Açúcar (CBD), Lojas Cem, Lojas Colombo, Dicico, Planet Girls, Le Biscuit e MM Mercadomóveis, que encerraram o primeiro semestre com crescimento em relação ao ano passado de 2% a 19%, investem na abertura de lojas e reforçam estoques. O objetivo é expandir as vendas entre 5% e 25% no segundo semestre.

A Lojas Cem, que possui 178 lojas nos Estados de São Paulo, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, registrou em julho 5% de crescimento nas vendas em relação a junho. Em comparação com o mesmo intervalo do ano passado, o aumento foi de 12,5%. No primeiro semestre, as vendas haviam crescido 7,5% e a expectativa para o segundo semestre é crescer 10%. De acordo com o supervisor geral da rede, Domingos Alves, a Lojas Cem planeja abrir quatro lojas nos Estados de São Paulo e Minas Gerais e contratar para tais unidades 140 pessoas.

O Grupo Pão de Açúcar, que encerrou o segundo trimestre com crescimento de 154,9% no lucro líquido (R$ 131,7 milhões/US$ 71,2 milhões) e de 18,1% nas vendas líquidas (R$ 5 bilhões/US$ 2,7 bilhões) - excluindo resultados do Ponto Frio - também prevê expansão mais forte do consumo no país neste semestre. Para o ano, o grupo planeja abrir 97 lojas com diferentes bandeiras.

A Lojas Colombo vivenciou uma fase de "euforia" em maio e junho, provocada pela redução do IPI sobre a linha branca, e fechou o semestre com alta de 4,8% na receita bruta em comparação com o mesmo período de 2008. Em julho, as vendas cresceram menos, 2,3% e, apesar dos sinais de "melhoria" em agosto, a rede prepara um pacote de promoções a partir de setembro para dar novo fôlego aos negócios, disse o diretor-presidente Adelino Colombo. O plano é cumprir a meta de crescimento de 10% na receita bruta do ano em comparação com o faturamento consolidado de R$ 1,273 bilhão (US$ 688,1 milhões) de 2008.

No setor de materiais de construção, as medidas anticíclicas também provocaram efeitos sobre as vendas do varejo. A rede Dicico, que possui 41 lojas no Estado de São Paulo, pretende inaugurar neste semestre cinco lojas, uma delas em Mogi Guaçu, ainda em agosto. No primeiro semestre, a rede registrou crescimento de 5,5% nas vendas em comparação com igual intervalo de 2008. Em julho, houve expansão de 6,7%. Para o segundo semestre, segundo Fortuna, a previsão é crescer 22%.