19/06/08 15h44

Veris compra Metrocamp, de Campinas

Valor Econômico - 19/06/2008

O setor de educação chega ao final do primeiro semestre com 22 grandes aquisições de faculdades. É quase o mesmo número do total verificado em todo o ano passado, quando foram fechados cerca 25 negócios. A mais recente operação nesse sentido foi anunciada ontem pela Veris Educacional que acaba de adquirir as Faculdades Integradas Metrocamp, de Campinas, em São Paulo. O valor do negócio não foi divulgado, mas a aquisição da Metrocamp fará com que a receita da Veris Educacional salte de R$ 110 milhões (US$ 67,5 milhões) para R$ 150 milhões (US$ 92 milhões) este ano. "Foi a maior aquisição que fizemos. Nossa meta é crescer 20% a 30% de forma orgânica", afirma Eduardo Wurzmann, CEO da Veris Educacional. Mantenedora do Ibmec do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de Brasília, a Veris possui ainda em seu portfólio as faculdades Evandro Lins e Silva, Inea e Uirapuru - adquiridas nos dois últimos anos. O Ibmec São Paulo pertence ao Instituto Veris, cujo ponto em comum com Veris Educacional é a presença do empresário Claudio Haddad. A instituição de ensino investirá entre R$ 8 milhões (US$ 4,9 milhões) e R$ 10 milhões (US$ 6,1 milhões) para construção de um novo campus de 12 mil m² , na cidade de Campinas. Atualmente, a Veris possui 12,5 mil alunos e com a com a nova aquisição esse número saltará para 17 mil estudantes. "O novo campus terá capacidade para abrigar entre 4 mil e 5 mil alunos por turno e será inaugurado em 2009", diz Wurzmann. O negócio não envolve a aquisição da faculdade São Leopoldo Mandic e o colégio Progresso, que pertenciam ao grupo Metrocamp. Essas duas instituições de ensino de Campinas passam a ser administradas por José Luiz Cintra Junqueira, que era um dos sócios da Metrocamp. Eduardo Coelho, atual diretor-geral e fundador da Metrocamp continuará à frente da instituição.