22/11/13 15h15

Vezel é o jipinho urbano da Honda que será feito em Itirapina Destaque

Jornal Primeira Página - São Carlos

A Honda apresentou nesta quarta-feira, 20, no Salão de Tóquio, o Vezel, utilitário urbano baseado no conceito Urban. As vendas no Japão começam em dezembro. No Brasil, depois que a fábrica de Itirapina (SP) iniciar as operações -- provavelmente em 2015. O motor será de 1,5 litro.

Global, o jipinho urbano poderá rivalizar no Brasil com Ford EcoSport e Chevrolet Tracker, entre outros. A plataforma é a mesma do novo Fit, conforme a própria Honda anunciou em comunicado sobre a nova fábrica paulista (o Vezel é "derivado do Fit", para ser literal). Como dito, o powertrain terá propulsor 1.5, bicombustível e possivelmente já com novas tecnologias que entregarão (sempre segundo a Honda) números de potência e torque dignos de um 2 litros (cuja tendência é desaparecer até mesmo do Civic).

A implantação da nova fábrica da Honda em Itirapina foi anunciada recentemente. Coma presença do governador Geraldo Alckmin, do presidente da Honda do Brasil, Takonobu Ito, e pelo prefeito José Maria Cândido (PMDB) será lançada, na próxima terça-feira, 26 de novembro, pedra fundamental da montadora. A nova planta produtiva será erguida numa área  de 5,8 milhões de metros quadrados entre as rodovias Washington Luís (SP-310) e Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP-225). No local será erguida a unidade de carros populares da montadora japonesa que gerará 2.000 empregos. A aquisição da área de terra, somada à compra de equipamentos, construção  das instalações, fará o investimento chegar ao montante aproximadamente R$ 1 bilhão. Itirapina fica a 200 quilômetros de São Paulo e a 100 quilômetros da outra fábrica de automóveis da marca, em Sumaré. Esta logística foi fundamental para a decisão da Honda. A capacidade produtiva da nova unidade será de 120 mil carros por ano. O início das operações da nova planta está planejado para 2015.

“A cidade deixará de ser apenas turística para entrar no rol dos municípios industrializados, o que causará uma grande transformação sócio-econômica”, afirma o prefeito Zé Maria.

COMPACTO EM 2016
O novo centro de desenvolvimento da Honda em Sumaré (SP) ficará responsável pela tarefa - foi ali que nasceu a versão Twist do Fit, primeira criação do grupo. O local de produção do futuro Honda compacto-e-nacional não está definido; a fábrica de Sumaré ficará com a produção de City e Civic, e a de Itirapina, em princípio, de Fit e Vezel. O novo modelo terá de achar o seu espaço entre esses carros.

O Vezel será fabricado também no México, já em 2014, mas não será importado ao Brasil (a Honda já busca o CR-V naquele país). Tudo para garantir um alto nível de nacionalização para o modelo desde seu lançamento -- consequência das exigências do Inovar-Auto.