15/06/15 18h29

Vice-governador coloca Investe SP à disposição de investidores franceses

No encontro com a Confederação das Empresas Francesas, foi ressaltada a ampla participação de investidores franceses na economia paulista, com geração de emprego e renda para a população do Estado

Investe São Paulo
Download Eliana Rodrigues/Governo SP

O objetivo do encontro foi estreitar relações entre o empresariado francês e o governo estadual, ampliando  e criando oportunidades de investimento na economia paulista

Ampliar o ambiente de negócios entre o Estado de São Paulo e investidores franceses. Essa a tônica da reunião entre o vice-governador Márcio França e a comitiva da Confederação das Empresas Francesas, realizada na tarde de segunda-feira, 15 de junho, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

O vice-governador abriu a reunião anunciando o potencial do Estado e colocou à disposição dos franceses a equipe da Investe São Paulo, agência de atração de investimentos da Secretaria de Desenvolvimento, Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de São Paulo, também sob o comando de França.

O presidente da Investe SP, Juan Quirós, fez contatos com os investidores e se dispôs prontamente a mostrar os melhores caminhos para os novos empreendimentos, como também consolidar os já feitos por empresas francesas no Estado.

O cônsul-geral da França em São Paulo, Damien Lorás, lembrou que dos 600 mil empregos gerados por empresas francesas no Brasil, mais de 400 mil estão no Estado de São Paulo.

O presidente da Confederação das Empresas Francesas, Jean Burelle, agradeceu a recepção do vice-governador e lembrou que importantes investidores da França formavam a delegação de mais de 40 pessoas, recebidas no Salão dos Pratos, no Palácio dos Bandeirantes.

A comitiva assistiu a um filme e uma exposição, em francês, com informações estratégicas sobre o Estado de São Paulo, feita pelo gerente Institucional da Investe SP, Luís Arbex. Na sequência, os franceses realizaram diversas perguntas respondidas pelo vice-governador, que destacou o investimento em pesquisa e inovação do Estado e também na educação e capacitação.
França disse que erros de gestão cometidos pelo Governo Federal, como no setor portuário, por exemplo, precisam ser corrigidos para facilitar os investimentos. Ressaltou que o governador Geraldo Alckmin tem uma visão empreendedora, dando como exemplo o aumento em mais de 100% na rede do metrô da Capital. E deixou claro que o modelo de São Paulo é uma boa alternativa para o Brasil.

AGEM Sorocaba

Antes de participar da reunião com a delegação francesa, o presidente da Investe SP, Juan Quirós, acompanhou, também no Palácio dos Bandeirantes, o lançamento, pelo governador Geraldo Alckmin, da Agência de Desenvolvimento (AGEM) de Sorocaba, que contou com a presença dos prefeitos e deputados da região. A AGEM Sorocaba terá a missão de incentivar e aplicar políticas públicas conjuntas e também atrair investidores.

O papel da Investe SP neste novo processo para a Região de Sorocaba foi considerado essencial pelo governador Geraldo Alckmin. Juan Quirós abraçou a tarefa com entusiasmo e já mobilizou a equipe da Investe SP para as primeiras providências nesse sentido, além de intensificar o trabalho já realizado no sentido de atrair empresas.