24/02/14 15h01

Villarta pega carona nos grandes eventos do país

Abrasileira forneceu equipamentos para o Aeroporto do Rio e novo estádio do Palmeiras

Brasil Econômico

Os novos contratos para obras da Copa do Mundo e para as Olimpíadas, além da participação em projetos de obras públicas impulsionaram os negócios da brasileira Elevadores Villarta no ano passado. A empresa, que fabrica equipamentos de transporte vertical, como elevadores, escadas rolantes, esteiras e planos inclinados, teve expansãode15% em seu faturamento, chegando amais de R$ 65 milhões, em 2013.

“Nossa estratégia é diversificar os ramos de atuação. Em relação a perspectivas futuras, o boom de construção tende a diminuir, mas dá para ganhar Market share em nichos. Com isso, a ideia é manter o mesmo ritmo de expansão”, afirma o diretor administrativo da Villarta, Jomar Villarta Cardoso.

Segundo ele, o mercado de grandes obras ainda é dominado pelas multinacionais, mas há espaço para as nacionais crescerem. A empresa atua em duas áreas: prestação de serviços, que responde por60%do faturamento da companhia e tem em sua cartela de clientes tanto empreendimentos residenciais como corporativos—dentre eles, Volkswagen e Nestlé —; e venda de equipamentos, responsável pelos outros 40% da receita.

“É aí que estão os novos nichos que podemos crescer. Além de elevadores residenciais, há demanda de clínicas e hospitais, em que há procura por elevadores de baixa altura”, explica Cardoso.

Nos últimos meses de 2013 a fabricante vendeu mais de 100 equipamentos produzidos em sua planta de Taubaté, interior de São Paulo, o que corresponde a mais de R$30milhões em volume de negócios. Uma das obras mais importantes, em fase de conclusão, é o Fornecimento de 44 escadas rolantes para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o antigo Galeão, no Rio de Janeiro.

O executivo da Villarta conta que a empresa está investindo na expansão da planta de Taubaté, que hoje fabrica cerca de 500 elevadores por ano. “Temos espaço para chegar a mil elevadores por ano, sem grandes investimentos. Temos bons fornecedores internacionais na China, Espanha e Itália, o que nos garante que as principais inovações e novas tecnologias cheguempor aqui”, ressalta Cardoso.

A Villarta também finalizará este ano a instalação de 15 elevadores e 26 escadas rolantes para o Allianz Parque, novo estádio do Palmeiras, na capital paulista. A quantidade de equipamentos e a acessibilidade do estádio são comparáveis às de um grande shopping center, segundo o executivo.

“Participamos do projeto do estádio desde o começo. Só não estamos na Arena da Baixada, no Paraná, porque o prazo solicitado era irreal. A modernização das arenas é uma oportunidade, mas neles os investimentos já estão feitos. Mas esses empreendimentos abrem oportunidades para outras obras como centros de convenções e casas de shows”, finaliza Cardoso.