03/12/14 11h29

Vinda de embaixador reforça laços entre Campinas e Itália

Mais Expressão

Depois de 30 anos, decorridos desde a última visita, Campinas recepcionou novamente o embaixador da Itália no Brasil. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Jonas Donizette na tarde desta terça-feira, 2 de dezembro, e foi um importante passo para estreitar as relações entre a cidade e o País.

A reunião também visou aproximar o consulado italiano do poder público campineiro, de universidades e da comunidade de descendência italiana. Campinas e região, um total de 22 cidades, reúnem três milhões de descendentes italianos.

A visita reuniu o embaixador Raffaele Trombetta, o cônsul geral da Itália em São Paulo, Michele Pala, o cônsul honorário da Itália em Campinas, Álvaro Cotomacci, a primeira-dama de Campinas, Sandra Ciocci, e os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rossilho. Também estava presente o secretário municipal de Saúde, Carmino de Souza, que é graduado em Medicina pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e tem pós-doutorado no Departamento de Hematologia da Universidade de Gênova-Itália.

Embaixador e cônsul foram à Unicamp e estão visitando a cidade para conhecer o seu potencial cultural, artístico e de negócios. O embaixador ficou impressionado ao saber, pelo prefeito, sobre a a integração de Campinas com o seu país por meio dos voos oferecidos pelo Aeroporto de Viracopos. Jonas também comentou sobre a expressiva comunidade de descendência italiana que vive na região, com a forte cultura italiana na cidade e também com a forte presença de empresas italianas em Campinas e região.

O prefeito explicou ao diplomata o projeto de lei de incentivos fiscais para empresas de inovação, tecnologia, biotecnologia, consultorias e de logísticas. Jonas contou que o projeto já foi aprovado pela Câmara Municipal e será sancionado pelo Executivo em breve. Outro tema do encontro foi o convênio do tipo "guarda-chuva" assinado entre Prefeitura e Unicamp, estabelecendo parcerias entre as duas instituições em projetos de interesse geral da sociedade.

O encontro também foi a oportunidade para discutir assuntos de cooperação na área tecnológica. Prefeito e embaixador falaram, ainda, sobre parcerias na área de educação para o ensino do idioma italiano e o intercâmbio de alunos da cidade para o país.