30/04/13 14h15

Viracopos atrai 250 empresas em concorrências

Folha de S. Paulo - Mercado Aberto

Cerca de 250 empresas irão brigar para explorar os 65 pontos comerciais do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

O prazo de inscrição para as companhias que queriam operar lojas e restaurantes no local foi encerrado na última sexta-feira.

Do total de interessados, há cinco grandes grupos estrangeiros que detêm diversas marcas --inclusive brasileiras. Um deles requereu aproximadamente 85% da área total dos café e restaurantes, segundo Aluízio Margarido, diretor do aeroporto.

"A procura foi maior por esses espaços. Só 45% das empresas se inscreveram para operar as lojas", afirma.

A expectativa da Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária formada pela Infraero e pelo consórcio criado pelas empresas Triunfo Participações, UTC Engenharia e Egis, é que 15% da receita do empreendimento seja gerada pelos pontos comerciais.

Do restante do faturamento, 60% devem ser de cargas e 15%, de tarifas aeroportuárias, segundo Margarido.

A concessionará deverá analisar quais empresas candidatas obedecem aos critérios de seleção para, em seguida, pedir que elas façam as ofertas de valores.

O cronograma prevê que os contratos sejam assinados entre julho e agosto. As companhias devem começar a operar em maio de 2014, quando as obras do terminal forem concluídas. A construção está demandando R$ 2 bilhões em investimentos.

A nova área do aeroporto de Campinas terá capacidade para atender 14 milhões de passageiros por ano.