26/04/13 14h20

Viracopos bate recorde de passageiros

Jornal A Cidade

O primeiro trimestre deste ano fechou com movimento recorde de passageiros (domésticos e internacionais) no Aeroporto Internacional de Viracopos. De janeiro a março, foram registrados 2,268 milhões de embarques e desembarques. O terminal registrou um crescimento de 6,38% comparado aos três meses iniciais do ano anterior. O fluxo foi de 2,132 milhões em 2012. A Aeroportos Brasil Viracopos credita o crescimento deste ano à renda da população, ao aumento da oferta de voos e a investimentos em infraestrutura no aeroporto.

Balanço divulgado ontem pela concessionária mostrou que os pousos e decolagens somaram 29.780 operações. No primeiro trimestre do ano passado, foram registrados 28.468 movimentos. Viracopos apresentou uma alta de 4,61% entre um ano e outro. De acordo com o relatório da empresa, o mês com maior número de aeronaves foi janeiro, com um total de 10.655 pousos e decolagens. O mês passado totalizou 10.016 operações.

O diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, afirmou que os números do primeiro trimestre foram recordes na história do terminal. “O melhor resultado para o período havia sido no ano passado. Como em 2013 superamos o volume, Viracopos bateu outro recorde”, disse. Ele salientou que a conjunção do crescimento da renda da classe média, a elevação da oferta de voos e ainda os investimentos em melhorias no terminal impulsionaram os embarques e desembarques.

Mota disse que semanalmente a concessionária realiza reuniões com companhias aéreas que têm interesse em operar no aeroporto. “Temos várias negociações em curso. Não podemos revelar nomes, mas, em breve, teremos novidades”, disse. Para ele, as novas e modernas instalações e as perspectivas de crescimento do aeroporto são atrativos para as empresas. “Viracopos se transforma em um terminal moderno e com novas instalações. As obras estão trazendo mais conforto para passageiros e empresas”, afirmou o diretor. O executivo lembrou que logo o terminal terá um free shop e uma sala vip no embarque internacional. “Também vamos investir na reforma da pista de taxiamento”, disse.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) frequências de voos extras para atender à demanda da Copa das Confederações, que será realizada no próximo mês de junho. A companhia pediu novas operações para vários destinos. O objetivo é reforçar as ligações com as cidades que vão abrigar os jogos, principalmente da Seleção Brasileira. Conforme a empresa, a malha ganhará mais voos em cidades como Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A aérea informou que espera pela autorização da Anac para começar a oferecer aos clientes os novos horários e tarifas.

O diretor de Operações de Viracopos afirmou que o aeroporto está na categoria de acessório para a Copa das Confederações porque os jogos da competição serão realizados em cidades fora do Estado de São Paulo. “Caso seja necessário a utilização no suporte aos aeroportos das cidades-sede da Copa das Confederações, estaremos preparados”, disse. Ele acrescentou que na Copa do Mundo de 2014 Viracopos será um dos aeroportos-destinos e receberá um grande fluxo de passageiros e aeronaves. “O novo terminal de passageiros será inaugurado em maio do próximo ano, antes do início do torneio”, afirmou.