05/02/14 14h23

Viracopos foi o terminal que mais cresceu no País em 2013

Correio Popular – Campinas

O movimento de aeronaves no Aeroporto Internacional de Viracopos cresceu 10,1% em 2013, e o terminal saltou da 8ª para a 6ª posição no ranking dos dez com mais pousos e decolagens do País. Além de Viracopos, apenas Guarulhos teve saldo positivo em 2013. O aeroporto, que atualmente tem 7 mil trabalhadores na obras de ampliação, foi vistoriado ontem pelo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wellington Moreira Franco, que considerou Viracopos o que está em melhores condições de obras para a Copa do Mundo, em junho.

Viracopos fechou 2013 com 127.252 movimentos de pouso e decolagem, período em que recebeu 9,29 milhões de passageiros, segundo balanço da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV). A tendência é de novo recorde em 2014, segundo o diretor de operações, Marcelo Mota. Ele projeta que Viracopos deverá receber 40% dos voos chárteres que virão ao Brasil durante a Copa, além de prever um aumento no número de empresas aéreas internacionais que escolherão Viracopos como base de suas operações e o crescimento natural no número de voos domésticos.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou ontem o balanço da demanda do transporte aéreo doméstico de passageiros (medida em Passageiros Quilômetro Pago Transportado — RPK) e destacou que, entre as principais empresas aéreas brasileiras, a Azul Linhas Aéreas, que tem sua base de operações em Viracopos, e a Avianca, destacaram-se com as maiores taxas de crescimento de demanda doméstica em dezembro de 2013, quando comparadas ao mesmo período de 2012, com alta de 67,7% e 19%, respectivamente. Já a líder TAM registrou queda de 6,3% na demanda doméstica no último mês de 2013, enquanto a Gol teve aumento de 17%.

Com 80% das obras prontas, Viracopos vai concluir o pátio das aeronaves em abril e estará apto a receber o Airbus A-380, o maior avião comercial de passageiros da história. Não há ainda negociações para a operação dessa aeronave. “Mas estamos pronto para recebê- la”, afirmou o gestor do aeroporto, Luiz Alberto Küster. Todos os equipamentos necessários para colocar o novo Viracopos em funcionamento estão comprados e começarão a ser instalados, embora vários deles já estejam implantados, como as esteiras de passageiros, escadas rolantes e esteiras de bagagens.