06/03/13 14h01

Viracopos inicia projeto para receber trem-bala

Correio Popular

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos iniciaram ontem os trabalhos para definir a localização da estação do futuro trem de alta velocidade (TAV) dentro do aeroporto e, além da obra de engenharia, a equipe também começa a trabalhar na definição dos sistemas para que o passageiro do trem acesse o aeroporto com rapidez e conforto. O projeto do novo terminal de passageiros, com capacidade para 14 milhões de usuários e que estará concluído em maio de 2014, reservou o espaço para a estação do trem, que chegará ao aeroporto em via subterrânea até 2020.

O presidente da concessionária, Luiz Alberto Küster, disse ontem, após reunião com membros da EPL e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que as equipes trabalharão integradas para permitir que a estação e os acessos sejam os mais modernos, confortáveis. “Seremos o maior e melhor aeroporto da América Latina”, disse.

O superintendente da EPL, Hélio Mauro França, afirmou que os dois modais modernos serão integrados. Como os serviços serão operados por duas concessionárias — uma para o trem ainda a ser definida em leilão e outra para o aeroporto, que já assumiu a operação — França acredita que será possível, no futuro, um acordo com as companhias aéreas para que o check-in seja feito no embarque do trem. O passageiro compraria sua passagem no trem junto com a do avião e com o bilhete de embarque —a bagagem seria despachada já do trem, para que, quando saísse do TAV em Viracopos não tivesse que se preocupar com malas e pudesse ir direto para o embarque. “Mas isso é futuro”, disse.

A próxima reunião de trabalho das duas equipes será dia 21, para iniciar os detalhamentos de engenharia da futura estação. As estações — Campinas terá uma no Centro e outra em Viracopos — são fator chave do sucesso do trem de alta velocidade, segundo o diretor da EPL. O edital de concessão para exploração de serviço público de transporte ferroviário de passageiros por trem de alta velocidade foi publicado em dezembro do ano passado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).