17/06/13 15h32

Viracopos recebe aval para supercargueiro

Correio Popular

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a operar voos regulares do Boeing 747-8F, uma das maiores aeronaves do mundo, com 76,4m de comprimento e 19,5m de altura. Trata-se do primeiro terminal aeroviário do País a receber o aval. A homologação foi publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU) junto com o Certificado Operacional Provisório de aeroporto. A certificação é obrigatória para todos os aeroportos brasileiros com mais de um milhão de passageiros por ano e o prazo para obtê-la é até o dia 31 de dezembro de 2013. As publicações foram feitas no dia em que Viracopos completou um ano sob concessão da Aeroportos Brasil Viracopos.


Os boeings irão transportar apenas cargas. A primeira aterrissagem de aeronaves desse porte em Campinas, depois da homologação, está prevista para às 4h40 de segunda-feira. Um avião da Cargolux vem de Luxemburgo (Europa) e deve decolar para o país de origem duas horas mais tarde, depois de descarregar. A partir do dia 18 de junho, Viracopos também passará a receber voos regulares da Atlas Air regularmente. Para operar o Boeing 747-8F, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos realizou uma série de estudos técnicos e ações de melhorias, como readequação da pista, da sinalização e de equipamentos de navegação aérea e aumento da capacidade do reservatório elevado de água.


Com a operação, a expectativa é aumentar o volume de carga que chega em Viracopos. Atualmente, o terminal campineiro recebe 300 mil toneladas por ano de produtos variados. O objetivo da Aeroportos Brasil é quadruplicar esse número nos próximos 30 anos de concessão. “Para Viracopos, primeiro, é um atestado de competência operacional por ter sido pioneiro em comprovar a eficácia de sua infraestrutura e procedimentos”, afirmou Marcelo Mota, diretor de operações da concessionária. “Ele vai trazer mais carga com um custo menor. Estamos dando aos nossos clientes redução de custo para operar em Viracopos.”


A certificação operacional do aeroporto (atendendo o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil) também foi concedida e publicada ontem no DOU. O certificado comprova que os terminais que tenham embarcado e desembarcado mais de um milhão de passageiros no ano anterior ao corrente prestam seus serviços conforme os padrões mínimos de segurança operacional, especificados em um Manual de Operações do Aeródromo. O certificado deverá ser renovado a cada dois anos.