17/07/25 14h07

Visitas a lojas crescem 4,5% no 1º semestre e reforçam otimismo para o varejo em 2025

Mesmo diante da cautela do consumidor frente ao cenário macroeconômico e da retração expressiva observada em junho

Mercado e Consumo

O movimento de visitantes em lojas cresceu 4,5% no primeiro semestre de 2025, comparado ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice de Intenção de Compra no Varejo (IICV Seed), levantamento mensal produzido pela Seed Digital. A apuração mostra que, mesmo diante da cautela do consumidor frente ao cenário macroeconômico e da retração expressiva observada em junho, o setor mostrou resiliência e reforça o otimismo para a segunda metade do ano.

O índice cruza informações baseadas em 35 milhões de visitantes mensais, em milhares de lojas por todo o Brasil. Para o segundo semestre, a expectativa é de um desempenho ainda mais aquecido. Historicamente marcado por datas fortes, como Dia dos Pais, Black Friday e Natal, o período deve registrar crescimento de +17% frente aos primeiros seis meses deste ano, segundo projeções preditivas.

“As principais datas do calendário comercial tendem a impulsionar o fluxo de consumidores, mas sabemos que fluxo, por si só, não garante performance. O uso estratégico de informações, como padrões de comportamento, horários de pico e dinâmicas regionais, será decisivo para capturar as oportunidades do semestre. Mais do que prever tendências, o desafio agora é converter intenção em compra. E os dados estão aí para mostrar o caminho”, afirma CEO da Seed Digital, Sidnei Raulino.

Em 2024, o segundo semestre já havia avançado +16,1% em comparação com o primeiro, sinalizando um ambiente favorável para o varejo repetir — e até superar — esse desempenho em 2025.

 

Segmentos de Perfumaria e Cosméticos em alta

Entre os segmentos em alta, um dos destaques é o de Perfumaria, Cosméticos e Maquiagem. Juntos, foram os que apresentaram a performance mais positiva, com expansão de +4,9% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano passado.

Os dados estão em linha com o que tem acontecido nestes setores. Tradicionais varejistas de cosméticos que nasceram no ambiente digital anunciaram expansão para o varejo físico, apostando em experiências e exclusividade que as lojas possibilitam junto aos consumidores.

Os outros setores que apresentaram aumento de fluxo de visitantes em suas operações físicas foram Farmácia (+2%), Telefonia e Acessórios (+1,6%) e Construção/Home Center (+0,1%).

Dos segmentos que registraram queda de movimento, estão Departamento & Casa (-6,5%), Moda e Acessórios (-3,6%), Artigos Esportivos (-1,5%) e Calçados (-0,5%).

 

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/16/07/2025/noticias-varejo/visitas-a-lojas-crescem-45-no-1o-semestre-e-reforcam-otimismo-para-o-2o-semestre/