29/06/18 15h49

VLI e Tereos anunciam projeto de R$ 200 milhões

Tribuna

A operadora VLI, que administra o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) no Porto de Santos, e a Tereos, segunda maior produtora de açúcar do mundo, planejam um investimento de mais de R$ 200 milhões nos próximos dois anos. O valor será destinado à construção de dois armazéns de açúcar e na assinatura de um contrato de longo prazo para o transporte de 1 milhão de toneladas da commodity por ano.

Os armazéns serão instalados dentro do sistema ferroviário da VLI, que começa no Interior do Estado e termina no Porto. Nos próximos dois anos, a Tereos investirá R$ 145 milhões. Já a VLI aportará R$ 60 milhões no mesmo período.

Um armazém de açúcar bruto ficará em Guará (SP), com capacidade de armazenamento de 80 mil toneladas. Outro será erguido no Tiplam e poderá armazenar 114 mil toneladas.

A parceria prevê um acordo comercial para o transporte ferroviário de açúcar bruto com destino à exportação. As cargas vão partir do terminal intermodal da VLI em Guará, no noroeste do Estado, próximo ao polo de produção da Tereos, e seguem por trilhos até o Tiplam.

De 2013 a 2017, o açúcar transportado pela VLI nessa mesma rota dobrou, indo de 2,3 milhões para 4,6 milhões de toneladas por ano, impulsionado pela operação desses terminais.

Para o diretor-presidente da Tereos, Alexis Duval, este investimento reforça a importância de se investir em logística no Brasil e a relevância da divisão brasileira de açúcar para o grupo. “Este investimento fortalecerá a presença da Tereos no Brasil”, afirma.

O diretor-presidente da VLI, Marcello Spinelli, destacou que a parceria enfatiza a missão da empresa de oferecer soluções logísticas integradas. E lembra de investimentos de mais de R$ 9 bilhões desde 2013 em seu sistema integrado de logística, interligando ferrovias, terminais e portos.