18/11/13 16h33

Voith inaugura linha de produção em São Paulo visando pré-sal

Petronotícias

A Voith Turbo, do grupo Voith GmbH, inaugurou em São Paulo uma nova linha de produção. A planta vai fabricar de variadores de velocidade Vorecon, usados no controle dos compressores elétricos durante a extração de petróleo offshore. Segundo a empresa, a construção da unidade,que possui mil metros quadrados, durou 14 meses e exigiu 200 toneladas de concreto e aço.
 
De acordo com a Voith, a produção local de Vorecons será destinada, principalmente, aos projetos do pré-sal. Para isso, a linha demandou R$ 11 milhões e foi construída na mesma área que abriga a fábrica da Voith Turbo, na cidade de São Paulo. O principal cliente final será a Petrobras, que especificou o equipamento para todos os compressores dos FPSOs.
 
Ralf Dreckmann, vice-presidente executivo da Voith Turbo na América do Sul, afirma que a companhia já assinou dois contratos envolvendo o pré-sal. “O primeiro, firmado em 2012, inclui 60 Vorecons para oito plataformas. Cerca de 40% dos produtos já foram entregues. Este ano, nós recebemos um novo pedido para outros 28 variadores de velocidade para quatro FPSOs do campo de Cessão Onerosa. Com a nova linha de produção, os Vorecons serão fornecidos diretamente pela Voith no Brasil, permitindo-nos atender a legislação local de conteúdo local”.
 
No processo utilizado pela Petrobrás, o óleo bruto extraído dos campos é armazenado em navios, enquanto parte do gás retorna ao campo submarino, para posterior utilização. Antes de retornar, o gás passa por compressores cuja velocidade é controlada pelo Vorecon Voith e acionado por motor elétrico. Como resultado, o gás tem uma pressão constante de até 550 bar, independente da sua densidade, que é altamente variável.