09/04/09 10h22

Volks cresce duas vezes mais que mercado na disputa pela liderança

Gazeta Mercantil - 09/04/2009

Depois de registrar no primeiro trimestre um crescimento de 8,5% (151.733 carros emplacados) - resultado duas vezes maior que o mercado automotivo brasileiro, que cresceu 4% no período -, a Volkswagen do Brasil tem como meta neste ano se manter na liderança em vendas de automóveis no País. "A Volkswagen está saindo melhor que o mercado e vamos trabalhar para manter o ritmo de crescimento", disse Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil, a um grupo de jornalistas. Segundo Schmall, o que ajudou a Volkswagen na conquista da liderança no País foi a reação rápida sobre a decisão dos lançamentos e o ajuste no produto para atender o desejo do consumidor. "Para este ano já temos programado o lançamento de 16 produtos para o Brasil", disse Schmall.

Segundo ele, o segredo para uma empresa conseguir enfrentar a crise atual é manter equilibrada a produção com a demanda. "A Volkswagen está ocupando 93% da capacidade de suas fábricas no Brasil e utiliza três turnos na sua fábrica de Curitiba (PR). Também diminuimos a complexidade na unidade de Taubaté (SP) e melhoramos a eficiência na produção", afirmou o presidente da empresa. A contrário das demais montadoras que tiveram que reduzir o número de empregados para enfrentar a crise que abalou fortemente o setor automotivo, a Volkswagen, além de efetivar 1.400 empregados, ainda mantém 1.600 funcionários temporários em suas fábricas.

Dos 18 produtos que fabrica nas suas unidades brasileiras, o Gol e o Voyage são os modelos de maior demanda no País, com participação de 50% nas vendas e resultados da companhia no Brasil. Além do Brasil, o Gol é também o carro-chefe de vendas no exterior. Segundo Schmall, a Volkswagen exporta em média para 10 mercados por mês e o principal comprador da empresa é a Argentina, seguido do México e da Alemanha.