22/10/12 16h24

Volks destina R$ 742,8 milhões para São Carlos e Taubaté

Brasil Econômico

Montante integra plano da empresa de aportar R$ 8,7 bilhões entre 2010 e 2016

A Volkswagen anunciou ontem o destino de R$ 742,8 milhões para reforçar sua produção no mercado brasileiro e levar vantagem na briga contra a rival Fiat, hoje líder do segmento no país. Do total, R$ 427,8 serão destinados para a fábrica da companhia em Taubaté, no Vale do Paraíba, e os R$ 315 milhões restantes para a unidade de motores situada emSão Carlos, interior de São Paulo. Toda a verba integra o plano da empresa de investir R$ 8,7 bilhões no Brasil no período entre 2010 a 2016.

“O Brasil desempenha umpapel muito importante em nossa estratégia e até 2018 chegaremos ao topo desse mercado”, afirmou Martin Winterkorn, CEO do Grupo Volkswagen. Na fábrica de Taubaté, onde é produzido os modelos Gol e Voyage, o investimento visa incrementar a unidade com uma nova linha de pintura através de 70 robôs, fato que elevará a produção local de 1 mil para 1,3 mil unidades por dia. A nova linha utilizará ainda 30% menos energia e 20% menos água. “Essa unidade é um modelo hoje em nossa estratégia de realizar em prol do meio ambiente”, comentou o executivo.

Já em São Carlos, o aporte da montadora visa aumentar a produção de motores para atender à crescente demanda do mercado brasileiro e também abastecer o portfólio da companhia. A empresa deve trazer para o país o compacto Up!, que chegaria com preços de até R$ 30 mil. O modelo, que já comercializado na Europa, faria frente ao Fiat Uno. “Estamos trabalhando para melhorar a performance de nossas unidades para ter uma posição sustentável no Brasil”, dizWinterkorn.

Ontem à noite Winterkorn também apresentou uma nova versão do Gol com duas portas para o mercado brasileiro. Anteriormente, o modelo mais novo só estava sendo vendido com quatro portas. Briga de gigantes As investidas da Volkswagen no país têm como objetivo desbancar a concorrente Fiat da liderança do mercado brasileiro.

 No acumulado dos três trimestres deste ano, a montadora italiana manteve a liderança do segmento com uma participação de 22,9% atingindo um crescimento nas vendas de 9% em relação ao mesmo período de 2011. Já a Volkswagen aparece na vice-liderança no país com uma fatia de 21,2% do mercado até o mês de setembro, com alta de 8,6% no acumulado dos nove meses de 2012 ante o ano passado. Já no ranking dos modelos mais vendidos no mercado brasileiro, a Volkswagen lidera com a marca Gol, que no mês passado somou 23.351 unidades.

Já a Fiat ocupa as duas posições seguintes, tendo o modelo Uno na vice-liderança com 20.252 unidades comercializadas no período, e o Palio na terceira colocação com a venda de 14.766 carros.