12/05/08 10h42

Volks quer Gol mais barato e desafia supridor

Gazeta Mercantil - 12/05/2008

Numa cerimônia iniciada no começo da noite de quinta-feira e que reuniu até as primeiras horas de sexta-feira um público em torno de mil pessoas no Credicard Hall, em São Paulo, a Volkswagen do Brasil premiou seus fornecedores que se destacaram no ano passado em várias categorias, incluindo algumas que foram introduzidas nessa edição, como a de fornecedor de infra-estrutura. No tom da premiação, denominada Supply Awards - apresentada formalmente pela modelo Ana Hickmann - coube muitas intervenções informais do diretor de compras da empresa, Thomas Gropp, que destacou três objetivos que a Volkswagen aprecia em relação a seus fornecedores: qualidade, capacidade e custo. "Os fabricantes japoneses descobriram o Brasil. Mas, nós, Volkswagen, temos de ganhar este jogo. Vamos aproveitar o mercado quente, aliás, muito quente, para investir em capacidade, pois isto realmente é investir no futuro", disse. Para sacudir a platéia, com a ajuda de imagens exibidas num telão demonstrando o desempenho de atletas olímpicos em várias modalidades de esportes, o diretor de compras enfatizou o sentido da superação. "Custo talvez seja a mais desafiadora das barreiras. Mas, nada é impossível e temos de buscar o menor custo", disse, enquanto uma imagem exibia uma fileira de trabalhadores sentados sobre uma viga de aço. "Diante do aço, que sabemos é o maior desafio em custo, vamos ficar sentados?" Disse que as competidoras japonesas vão inevitavelmente buscar fatias maiores de market share no mercado brasileiro. E, para que a Volkswagen não tenha surpresas com os asiáticos, o diretor de compras bateu insistentemente numa tecla-compromisso. "Nossa meta é reduzir R$ 500 (US$ 303) no custo do Gol".