10/05/24 15h36

Volume de importações em abril é o maior em 11 anos na RMC

As 20 cidades somaram R$ 6,86 bilhões, resultado 10,49% superior na comparação com o mesmo mês de 2023

Correio Popular

As importações da Região Metropolitana de Campinas (RMC) somaram US$ 1,33 bilhão (R$ 6,86 bilhões) em abril, o maior valor para o mês em 11 anos, indicador que aponta para a retomada do crescimento da atividade industrial. A avaliação do economista Luiz Eduardo Bueno é feita com base no perfil econômico regional, onde as indústrias são altamente dependentes de compra de insumos no exterior para a produção. “Esse é mais um sinal que o setor industrial está reagindo e se soma ao aumento da oferta de empregos com carteira assinada, inclusive na indústria, principalmente em março. São boas as notícias no plano econômico”, afirmou.

O resultado apontado pela Comex Stat, plataforma com dados da balança comercial do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), representa um aumento de 10,49% em comparação às importações de abril de 2023, que totalizaram de US$ 1,21 bilhão (R$ 6,24 bilhões). O montante no mês passado é 3,97% superior ao recorde anterior da série histórica, que foi de U$ 1,28 bilhão (R$ 6,63 bilhões) em abril de 2022.

O aumento nas importações ocorreu na sequência de a RMC ter fechado março com a criação de 7.344 empregos com carteira assinada, o melhor resultado para o mês em quatro anos e alta de 36,87% em comparação às 5.368 novas vagas de igual período de 2023. A pesquisa do Observatório PUC-Campinas mostrou que as indústrias geraram 1.141 novas vagas, o terceiro setor que mais criou postos no mês. No acumulado do primeiro trimestre, 20.330 empregos foram criados na Grande Campinas, com o segmento industrial tendo uma participação de 22,32% no total, o que representou a geração de 4.538 novos postos com carteira assinada. “Se estão contratando e aumentando as importações, é porque estão produzindo mais”, resumiu Eduardo Bueno.