28/04/09 09h49

Volume exportado de básicos cresce 10,6%

Valor Econômico - 28/04/2009

Mesmo em meio a mais grave crise desde a grande depressão da década de 30, o Brasil conseguiu elevar em 10,6% o volume de commodities exportadas no primeiro trimestre em relação a igual período de 2008, conforme dados da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), obtidos pelo Valor. O bom desempenho dos produtos básicos brasileiros no mercado externo está minimizando o impacto da turbulência na balança comercial. De janeiro a março, a quantidade total exportada pelo país caiu 14,2% - metade da drástica redução de 28,7% no volume de produtos manufaturados embarcados.

Segundo Fernando Ribeiro, economista da Funcex, a performance positiva das vendas de commodities está relacionada, principalmente, a dois setores: agricultura e petróleo. No primeiro trimestre, o volume exportado de bens agrícolas e de pecuária cresceu 23%, enquanto a quantidade embarcada de petróleo dobrou (101% a mais). Entre os maiores países e blocos econômicos, a China é o único cliente que aumentou as compras de produtos brasileiros, apesar da crise. De janeiro a março, as exportações em valores cresceram quase 63% para o país asiático, mas caíram 35% para os Estados Unidos, 22% para a União Europeia e 35% para os vizinhos da América Latina.

O "boom" das commodities ocorreu em março, já que o volume exportado da categoria recuava 1,5% em janeiro e fevereiro. No mês passado, a quantidade exportada de básicos cresceu impressionantes 37%. Ribeiro pondera que boa parte é efeito estatístico provocado pela greve dos fiscais da Receita Federal, que prejudicou as exportações durante os meses de março e abril no ano passado. Mas não é só isso. Graças à maior produção de petróleo e a demanda chinesa por grãos, o Brasil está conseguindo que o maior volume exportado compense a forte queda dos preços das commodities provocada pela crise e a inevitável perda nos termos de troca do país.