27/06/08 11h18

Votorantim investe US$ 30,7 milhões em logística

Valor Econômico - 27/06/2008

Em meio a um agressivo processo de expansão que consumirá um total de R$ 2 bilhões (US$ 1,23 bilhão) até 2010 e ampliará em 8 milhões de toneladas sua capacidade de produção, a Votorantim Cimentos inicia agora uma ampliação em sua rede de centros de distribuição (CD) em todo o Brasil. Entre o segundo semestre deste ano e meados de 2009, a companhia pretende colocar em operação 10 novos CDs em quase todas as regiões do país. A nova expansão está sendo realizada para dar conta de uma demanda crescente no país que, em alguns momentos do ano passado, chegou a pegar a companhia desprevenida. Ao todo serão investidos R$ 50 milhões (US$ 30,7 milhões) nos novos centros de distribuição. Em 2007, foram erguidas dez unidades e neste ano mais cinco, como o CD de Campinas inaugurado ontem, que custou R$ 6 milhões (US$ 3,7 milhões). Os novos CDs estão sendo construídos para conseguir dar vazão à uma produção que cresce de forma consistente e também abrupta em quase todas as regiões do país. Desde agosto de 2007, a Votorantim ampliou em 2 milhões de toneladas sua capacidade de produção, volume 12% superior às mais de 17 milhões de toneladas de cimento que a empresa colocou no mercado no ano passado. "A capilarização de nossa produção e de nossa distribuição é fundamental num país das dimensões do Brasil e num momento em que o consumo do cimento está crescendo a taxas de 10% ao ano", afirma Fred José Fernandes, diretor de logística integrada. O cimento é um produto extremamente sensível à distâncias geográficas e à estoque. De baixo valor agregado, o frete no transporte do cimento encarece de forma substancial o preço final do produto. Além disso o cimento tem uma vida útil extremamente curta. Por conta dessas particularidades, a Votorantim acredita que a distância máxima de transporte do cimento seja de 150 quilômetros. Mas nem sempre isso é possível em um país de dimensões continentais como o Brasil. Por conta disso, boa parte dos novos centros de distribuição, que a Votorantim não revela onde serão instalados, devem ser divididos entre a região nordeste e o Sudeste. "Mas teremos algo no Centro-Oeste, que vem crescendo bastante", diz Fred. A VC vai construir, ampliar e reativar 12 unidades até 2010, o que representará um incremento de 8 milhões de toneladas. Com a expectativa de um crescimento de 12% no consumo este ano, ou 50 milhões de toneladas no país, a empresa acredita que conseguirá atender o mercado sem os problemas pontuais ocorridos em 2007.