17/08/22 14h09

VW e Unesp vão pesquisar uso de fibras naturais em peças internas

Objetivo é reduzir peso em 10% e ter itens com maior possibilidade de reciclagem em seu final de vida

Auto Indústria

Com foco na estratégia global Way To Zero, que visa neutralizar as emissões de carbono até 2050, a Volkswagen investe em nova parceria no Brasil, desta vez com a Unesp, em projeto que visa desenvolver material com adição de fibras naturais, ao invés de cargas minerais, nas peças em matrizes termoplásticas para o acabamento interno dos veículos da marca.

O programa de cooperação para pesquisas, experimentos e transferência dessa tecnologia, a ser desenvolvido por meio do Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas, Câmpus de Botucatu, foi assinado pelo presidente da montadora na América Latina, Pablo Di Si, e o reitor da Unesp, Pasqual Barretti.

Os professores Alcides Lopes Leão e Ivana Cesarino, docentes da Unesp, vão coordenar o projeto – denominado “Injeção de Peças Termoplásticas Reforçadas com Fibras Naturais” -, que tem duração de 18 meses. Na prática, a Volkswagen poderá, ao final desse período, utilizar peças mais leves e sustentáveis com alto índice de reciclabilidade em seu final de vida.

“A substituição dos componentes mineral para natural permitirá reduzir cerca de 80% das emissões de carbono no processo produtivo. Além disso, o peso das peças plásticas do veículo diminuirá cerca de 10%, o que significa também redução na quantidade de CO2 emitido na atmosfera”, comentou Pablo Di Si durante a assinatura do acordo de parceria.

Barretti, por sua vez, detsaca a importância de a expertise de pesquisadores da Unesp ser utilizada em colaborações público-privadas “que estão no âmbito da inovação e gravitam em torno de pesquisas de ponta desenvolvidas por nossos docentes”.

fonte: https://www.autoindustria.com.br/2022/08/17/vw-e-unesp-vao-pesquisar-uso-de-fibras-naturais-em-pecas-internas/