06/10/22 11h38

Webinar explica primeiro programa de residência em inovação da USP

Evento on-line e gratuito que será realizado dia 6 de outubro, às 14h, esclarecerá todas as dúvidas referentes ao ,1º Programa de Residência em Inovação da USP

Jornal da USP

Estão abertas as inscrições para a primeira Residência em Inovação da USP, um programa oferecido pelo Núcleo de Formação de Empresas e Empreendedores da USP (Nidus) voltado para mestres, doutores e até mesmo recém-graduados, visando a ajudar a transformação de pesquisas com potencial inovador em negócios. A ideia surgiu ao perceber que muitas das vezes o criador da ideia não possui o conhecimento necessário para levá-la até o mercado, sendo necessária assim a criação de uma ponte que consolide esse processo.

Para ajudar os interessados em participar, a Agência USP de Inovação (Auspin) realizará nesta quinta, dia 6 de outubro, às 14h, o webinar Fala Inovação! – 1º Programa de Residência em Inovação da USP, um evento on-line e gratuito que esclarecerá todas as dúvidas referentes ao programa, contando com a participação do convidado Marcelo Caldeira Pedroso, professor da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e um dos organizadores do Nidus. A moderação será realizada por Norberto Lopes, professor da FCFRP e coordenador do Nidus e do Inova USPRP. O evento terá transmissão pelo Canal da Auspin no YouTube e para obter o comprovante de participação é necessário fazer a inscrição neste link.

“A academia, no Brasil, ainda está em fase de preparação para a inovação. A descoberta, em si, não é uma inovação. Inovação é quando começamos a ter valor comercial agregado. Durante um tempo, o objetivo de um pesquisador era fazer patente, mas nos laboratórios sempre surgem excelentes ideias que, com o devido direcionamento, podem chegar ao mercado”, afirma Lopes.

A residência está prevista para durar 12 meses e terá uma disciplina inicial obrigatória e seminários de inovação. Os alunos que forem aprovados neste módulo poderão se inscrever nos Laboratórios de Inovação e Empreendedorismo I e II, ministrados por convidados de grandes corporações, empresas de capital, especialistas em confecção de marcas, analistas de mercado, entre outros convidados. O edital está disponível neste link.

Também serão ofertadas disciplinas optativas e, na segunda etapa do programa, um grupo de tutores irá acompanhar cada um dos inscritos na confecção da monografia e/ou na abertura do CNPJ, visando à captação de recursos para uma futura incubação em uma das incubadoras parceiras. As principais datas do processo são:

  • 21/10/2022 – Prazo final para as inscrições
  • 22 a 26/10/2022 – Período de recursos
  • 31/10/2022 – Início das entrevistas dos candidatos que atenderam ao Edital
  • 2/11/2022 – Data final para a análise técnica e entrevistas
  • 31/11/2022 Publicação da lista de aprovados
  • 1º a 5/11/2022 – Período de recursos
  • 7 a 11/11/2022 – Início e encerramento das matrículas

Transmissão do webinar Fala Inovação! – 1º Programa de Residência em Inovação da USP neste link. Para saber mais acesse https://inova.usp.br/iniciativas/nidus.