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Whirlpool acelera lançamentos

Valor Econômico - 16/07/2008

A Whirlpool, fabricante das marcas Brastemp e Consul, vai acelerar o número de lançamentos no país em pelo menos 20% neste ano. Em 2007, lançou mais de 100 itens, ritmo equivalente a dois novos produtos por semana. Embora a melhora da eficiência energética seja um dos apelos dos lançamentos, e o consumidor se mostre mais sensível a essa questão, por enquanto, a principal atração ainda são os novos acessórios incorporados à linha branca. A Whirlpool melhorou, na última década, em cerca de 50% a eficiência energética das geladeiras. A meta é melhorar em mais 20% nos próximos 10. Diante desse comportamento, a estratégia da empresa é lançar produto com novo design ou novo acessório e que consuma menos energia. E, na fábrica, reduzir custos. Recentemente, a Whirlpool fechou um acordo com a Braskem para aumento, de 30% para 70%, do uso do polipropileno nas suas lavadoras. Ainda que haja mudanças nos modelos e avanços na eficiência energética, a tarefa de convencer o brasileiro a substituir a geladeira antiga por uma nova não é fácil. Há décadas, o tempo médio de troca de um refrigerador está em 15 anos. A linha branca tem cada vez mais concorrido com outras prioridades de compra das famílias. A área de inovação recebeu recentemente investimentos de R$ 10 milhões (US$ 6,25 milhões), aplicados no centro de pesquisas em Rio Claro (SP). Além deste, há outros dois centros de pesquisa, localizados em Joinville (SC). Nos últimos anos, a Whirlpool vem realizando uma aproximação maior com universidades a partir do Prêmio Inova, que premia idéias de pesquisadores aplicadas à linha branca, e também vem ficando mais perto do consumidor, com um programa que o leva para dentro da fábrica para dar palpites sobre seus produtos. A empresa também tem invertido essa experiência, levando funcionários da área de desenvolvimento de produtos até a casa do potencial cliente. Além disso, no caso das universidades, por meio do Prêmio Inova, que neste ano teve sua segunda edição, a empresa vem montando parcerias com universidades, conseguindo não só ter acesso a projetos de inovação, mas também a um mapeamento dos centros de competência em linha branca no país. A empresa, que detém 40% do mercado brasileiro de linha branca, aplica 2,5% do faturamento anual em P&D. O faturamento da Whirlpool S/A, que compreende a unidade Eletrodomésticos no Brasil e a Embraco no Brasil e no exterior, no ano passado foi de aproximadamente R$ 6 bilhões (US$ 3,12 bilhões).