28/04/09 09h51

Whirlpool prevê aumento de vendas

Valor Econômico - 28/04/2009

O presidente da Whirlpool na América Latina, José Drummond Jr, enfrentou um primeiro trimestre difícil, com queda de 26% nas vendas de eletrodomésticos e compressores, para US$ 689 milhões, em relação a igual período de 2008. Se for excluído o efeito do dólar, que ficou mais forte nos últimos meses, a queda é de 9%. Mas devido à redução do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) para geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupa adotada no maior mercado da região, o Brasil, o segundo trimestre está bem mais positivo e pode reverter o quadro de retração.

Muitos varejistas, informou Drummond Jr, já sinalizaram que querem acelerar a colocação de novos pedidos. Desenha-se, então, uma situação bem diferente da vivida nos últimos meses, quando o varejo estava com estoque muito justo. O executivo, que tem nas marcas Brastemp e Consul o seu carro-chefe, disse que chegou a faltar produto no varejo, mas não que a indústria tivesse parado de produzir. Agora, com o IPI reduzido por três meses e futuras medidas de crédito facilitado ao varejo, que vêm sendo negociadas com o Ministério da Fazenda, o setor conta com uma nova alavanca para aquecer as vendas, avalia.